EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1263
Tipo: Artigo
Título: PEGADA HÍDRICA COMO INDICADOR DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA PRODUÇÃO DE CERVEJAS ARTESANAIS: UM ESTUDO DE CASO
Autor(es): VERDE, Aline de Almeida
CUCOLO, Murilo Cezar
EMANUELLI, Isabele Picada
Abstract: Com base na crescente preocupação ambiental, o objetivo do presente trabalho foi aplicar o indicador de sustentabilidade de pegada hídrica na indústria de produção de cervejas artesanais na região Noroeste do Paraná. Esta pesquisa foi um estudo de caso associada a levantamentos de dados obtidos em pesquisa de campo por meio de observações sistemáticas dos processos básicos da fabricação de cervejas artesanais. A Pegada Hídrica (PH) foi calculada através da soma das cadeias do sistema produtivo, uma vez que o sistema produz apenas um produto final. Este cálculo associa os diversos passos no sistema produtivo possibilitando atribuir o volume de água gasto totalmente ao produto resultante. A utilização da pegada hídrica em contextos práticos contribuiu para o amadurecimento do conceito, no entanto, um problema constatado foi à dificuldade de encontrar valores referenciais da na literatura, dessa forma, sugere-se que um grande desafio seria desenvolver um banco de dados sobre as pegadas hídricas de cada tipo de processo produtivo. Baseado na experiência deste caso pode-se inferir que o alicerce para o sucesso de um programa de gestão ambiental está no comprometimento e plasticidade da gerência do estabelecimento. Este tipo de gerenciamento tem por propósito possibilitar ao empresário, além dos benefícios ambientais, a gestão sustentável dos recursos empregados na produção, a redução de custo, e a melhora dos processos, promovendo assim, sustentabilidade e o marketing verde da indústria.
Palavras-chave: meio ambiente
recursos hídricos
sustentabilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1263
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80213.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)435.26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.