01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1078
Tipo: Dissertação
Título: Requisitos para certificação da ISO 9001:2015 em instituições de ensino superior privado no Brasil na perspectiva da gestão do conhecimento: a análise de um caso
Autor(es): CAOBIANCO, Camila Chirnev
Primeiro Orientador: TATTO, Luiz
metadata.dc.contributor.advisor-co1: PEGINO, Paulo Marcelo Ferraresi
Abstract: O objetivo desta pesquisa foi verificar, na perspectiva da Gestão do Conhecimento, como a implantação da ISO 9001:2015 pode contribuir para a melhoria dos processos organizacionais necessários ao suporte do ensino, da pesquisa e extensão, em uma instituição de ensino superior privado no Brasil. Para alcançá-lo, realizou-se revisões de literatura sobre: a Educação Superior e a Educação Superior Privada no Brasil; os conceitos e pressupostos da qualidade incluindo a ISO e sua evolução; vantagens e problemas da implantação da ISO no contexto do ensino superior no Brasil; análise sobre a certificação ISO 9001 no Ensino Superior e a Gestão do Conhecimento com as contribuições de diferentes modelos e respectivos autores. A pesquisa foi de natureza qualitativa, exploratória e descritiva. Para coleta dos dados utilizou-se de entrevista semi-estruturada. A pesquisa foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior privada no Brasil. Foi possível concluir indicativamente que a IES Alpha, no período analisado, apresentou condições potenciais para implantar a ISO 9001:2015, sendo atendidas algumas exigências definidas pela norma para pleitear e obter sucesso na certificação.
Palavras-chave: Educação Superior Privada no Brasil
Certificações modalidade ISO
Gestão do Conhecimento
Estudo de Caso
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1078
Data do documento: 30-Dez-2017
Aparece nas coleções:GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMILA CHIRNEV CAOBIANCO.pdfDissertação1.46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.