Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9824
Tipo: | Artigo |
Título: | Impacto pandêmico no ambiente de trabalho e vida docente feminina |
Autor(es): | MANZONI, Giovana Lopes SOUZA, Crystyane Susy |
Primeiro Orientador: | Charlo, Patricia Bossolani |
metadata.dc.contributor.referee1: | CHARLO, Patrícia Bossolani |
metadata.dc.contributor.referee2: | MOROSKOSKI, Marcia |
Resumo: | IMPACTO PANDÊMICO NO AMBIENTE DE TRABALHO E VIDA DOCENTE FEMININA Giovanna Lopes Manzoni; Crystyane Susy Souza RESUMO Objetivo: Compreender as principais alterações no que emergem o ambiente de trabalho e vida docente com o contexto da Pandemia Covid-19. Metodologia: Estudo de abordagem qualitativa, desenvolvido em uma instituição de ensino superior localizada no noroeste do Paraná, com mulheres pertencentes ao corpo docente dos cursos de graduação em saúde e ciências biológicas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas intensivas até saturação teórica, com auxílio de ferramentas virtuais, utilização de software MaxqdaPlus versão 2020 e por meio da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados foram verificados por meio da elaboração de nuvem de palavras e subsequente imersão das categorias. Resultados: Totalizando em 20 pessoas entrevistadas, evidenciou-se que a rotina de trabalho e suas necessidades de aquisições e adaptações no contexto feminino por vezes afetou as relações, o psicológico e a produtividade. Porém, ficou evidente que se obteve aspectos positivos advindos das tecnologias, aquisição de competências e habilidades, menor risco e gasto locomotivo. Considerações Finais: A pandemia levou a mudanças na conformidade de trabalho, na relação professor-aluno, e a necessidade de adaptação ocasionando por vezes em desânimo e insegurança. Contudo, revela-se a necessidade de pesquisas aprofundadas quanto ao psicológico docente no pós-pandemia. |
Abstract: | Objective: To understand the main changes that emerge in the work environment and teaching life in the context of the Covid-19 Pandemic. Methodology: Study with a qualitative approach, developed in a higher education institution located in the northwest of Paraná, with women belonging to the faculty of undergraduate courses in health and biological sciences. Data collection was carried out through intensive interviews until theoretical saturation, with the help of virtual tools, using MaxqdaPlus software version 2020 and through Bardin's content analysis, the results were verified through the elaboration of a word cloud and subsequent emergence of categories. Results: Totaling 20 people interviewed, it was evidenced that the work routine and their needs for acquisitions and adaptations in the female context sometimes affected relationships, psychological and productivity. However, it was evident that positive aspects were obtained from technologies, acquisition of skills and abilities, and lower risk and locomotive expenditure. Final considerations: The pandemic led to changes in work compliance, in the teacher-student relationship, and the need to adapt, sometimes causing discouragement and insecurity. However, the need for in-depth research on teaching psychology in the post-pandemic is revealed. |
Palavras-chave: | Docentes Mulheres trabalhadoras Local de Trabalho Estilo de vida Covid-19 Isolamento Social |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9824 |
Data do documento: | 6-Mai-2023 |
Aparece nas coleções: | ENFERMAGEM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MANZONI, GIOVANNA LOPES; SOUZA, CRYSTYANE SUSY.pdf | Artigo apresentado ao curso de graduação em Enfermagem da Universidade Cesumar como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel(a) em Enfermagem. | 451.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.