01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9703
Tipo: Artigo
Título: A educação ambiental como elemento de transformação do aluno apto à compreender o seu papel no exercício da cidadania.
Autor(es): SANTOS, Gabriela Socorro dos
Primeiro Orientador: BERTONCIN, Ana Paula dos Santos
Resumo: O presente texto tem como objetivo analisar a importância da educação ambiental na escola para a construção da cidadania do aluno. A educação ambiental trata-se de uma importante ferramenta para o alcance do desenvolvimento de indivíduos não apenas conhecedores dos impactos ambientais da contemporaneidade, mas que realmente estejam preocupados com o meio ambiente e que busquem, principalmente, solucionar os problemas sobre a questão ambiental. Desse modo, diante dos problemas ambientais que o mundo, infelizmente, vivencia, levou à escolha de abordar este assunto tão atual e ao mesmo tempo esquecido pela sociedade, assim como, as inquietações frente ao problema de pesquisa, se realmente a educação ambiental apresenta importância para a construção da cidadania do aluno. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa bibliográfica, constituída principalmente, por artigos de periódicos, teses, publicações avulsas impressas e online, as quais apresentem em seu contexto o tema “Educação Ambiental”, fundamentalmente, dentro da análise da construção da cidadania do aluno. Assim, a revisão bibliográfica evidenciou que a educação ambiental apresenta importância, ou seja, a mesma torna-se relevante na transformação do aluno para a construção da sua cidadania, uma vez que, ela auxilia na formação de indivíduos capazes de atuarem realmente como cidadãos, isto é, conhecedores de seus direitos, assim como, deveres em sociedade com o objetivo de mudar os impactos em relação a questão ambiental na contemporaneidade.
Palavras-chave: escola
cidadãos
questão ambiental
contemporaneidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: SANTOS, Gabriela Socorro dos. A educação ambiental como elemento de transformação do aluno apto à compreender o seu papel no exercício da cidadania. 12f. Universidade Cesumar - Unicesumar, Tobias Barreto - SE, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9703
Data do documento: 18-Nov-2022
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Artigo1.pdfSANTOS, Gabriela Socorro dos. A educação ambiental como elemento de transformação do aluno apto à compreender o seu papel no exercício da cidadania. 12f. Universidade Cesumar - Unicesumar, Tobias Barreto - SE, 2022.430.65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.