01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES CIÊNCIAS JURÍDICAS - PPGCJ
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9683
Tipo: Dissertação
Título: Os direitos da personalidade e os desafios para a inclusão dos refugiados no meio ambiente de trabalho decente no Brasil
Autor(es): TEIXEIRA, René Dutra
Primeiro Orientador: SILVA, Leda Maria Messias da
Resumo: O aumento do número de refugiados no Brasil, nos últimos anos, e as violações aos seus direitos da personalidade, em contraponto ao que está previsto na legislação brasileira, como a lei 9.474/97, e em muitos instrumentos internacionais, como a Convenção de Genebra de 1951, torna imperativo que toda a sociedade se mobilize para a integração de refugiados na sociedade. Com o advento da Constituição Federal de 1988, o princípio da dignidade humana passou a nortear todo o ordenamento jurídico brasileiro, e entre todos os aspectos essenciais para uma vida digna, a promoção do trabalho revela-se um importante vetor para que os direitos da personalidade dos refugiados sejam assegurados. A fim de compreender os processos de exclusão e de inclusão de refugiados no mercado de trabalho brasileiro na atualidade, neste trabalho examinam-se quais são os aspectos que violam o princípio da dignidade da pessoa humana desses indivíduos e quais são os agentes responsáveis e as medidas cabíveis para que os refugiados exerçam plenamente o direito ao trabalho decente, condizente com suas capacidades e em condições humanas. Emprega-se o método dedutivo, partindo-se da premissa de que os refugiados estão em posição de grande vulnerabilidade na sociedade brasileira, assim como os métodos dialético, indutivo e sistêmico, para contrapor as diversas posições existentes sobre a matéria. São bases de dados para esta pesquisa os relatórios do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR, 2019), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OIM, 2017), da Comissão Europeia e das Nações Unidas (OECD; UNHCR, 2018), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (2016), entre outros. O arcabouço teórico reúne autores como Bittar (1999), Bittencourt Neto (2010), Sarlet (2008), Silva e Pereira (2014), dentre muitos outros. Os resultados mostram aspectos da exclusão de refugiados no meio ambiente de trabalho decente e violações aos seus direitos da personalidade, atingindo tanto adultos quanto crianças, como se constatou pelas dificuldades para revalidação de títulos, o subemprego, a informalidade, o tráfico de pessoas e o trabalho infantil. Entende-se, portanto, que cabe ao Estado promover políticas públicas voltadas para os refugiados, especificamente sobre a inclusão laboral decente desses indivíduos no mercado de trabalho brasileiro.
Palavras-chave: Refugiados
Direitos da personalidade
Dignidade
Meio ambiente do trabalho
Exclusão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Ciências Jurídicas (Mestrado)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9683
Data do documento: 5-Fev-2021
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS JURÍDICAS - PPGCJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENE DUTRA TEIXEIRA.pdfDissertação1.19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.