01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
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Tipo: Dissertação
Título: Efetividade de um programa de exercícios domiciliares para idosos sedentários com o Nintendo WII®
Autor(es): NONINO, Fabiana
Primeiro Orientador: BRANCO, Bráulio Henrique Magnani
metadata.dc.contributor.advisor-co1: BORTOLOZZI, Flávio
Resumo: Estudos do ministério da saúde apontam que os brasileiros estão se exercitando mais e que nos últimos anos o percentual de pessoas que se exercitam pelo menos 150 minutos por semana aumentou de 18% para 36% no ano de 2015, porém os idosos são os menos ativos fisicamente. O processo de envelhecimento acarreta modificações biopsicossociais no ser humano e consequentemente, aumenta a vulnerabilidade entre idosos. Nesse sentido, muitas pesquisas indicam que a atividade física é um meio que promove mudanças nos hábitos e estilo de vida dos idosos, que dessa forma, podem controlar ou retardar o aparecimento de doenças crônicas, bem como prolongar as funções físicas e manter sua independência na realização das atividades da vida diária. Diante disso, o presente estudo objetivou verificar a efetividade de um programa de exercícios domiciliares nas dimensões físicas e psicológicas em idosos por meio da prática do Nintendo Wii®. Dessa forma, foi realizado um ensaio clínico randomizado composto por 24 idosos, que foram divididos em dois grupos: experimental e controle. Os grupos foram avaliados antes e após o período de intervenção. Os resultados apontaram redução no tempo dispendido no teste Timed Up and Go e trilhas, apenas para o grupo experimental (p < 0,05). Adicionalmente, foram observados escores mais elevados nas respostas do questionário de satisfação com a vida para as seguintes questões: “a minha vida está próxima do meu ideal” e “se eu pudesse viver a minha vida de novo eu não mudaria quase nada”, com (p < 0,05) para ambas as comparações, somente no grupo experimental. Por outro lado, não foram detectadas diferenças para a baropodometria no grupo experimental após o período de intervenção e tampouco foram identificadas quaisquer diferenças para o grupo controle (p > 0,05). Baseado nas respostas dessa pesquisa, se conclui que a intervenção por meio do videogame foi efetiva no que concerne às variáveis agilidade, atenção e satisfação com a vida.
Abstract: Studies by the Ministry of Health indicate that Brazilians are exercising more. In recent years, the percentage of people who exercise at least 150 minutes per week increased from 18% to 36% in 2015, but the elderly are the least active physically. The aging process leads to biopsychosocial changes in humans and, consequently, increases vulnerability among the elderly. Thus, many studies indicate that physical activity promotes changes in the habits and lifestyle of the elderly; therefore, they can control or delay the onset of chronic diseases, as well as prolong the physical functions and maintain their independence in the activities of daily living. Therefore, the present study aimed to verify the effectiveness of a home exercise program in physical and psychological dimensions in the elderly through the practice of the Nintendo Wii®. Thus, a randomized clinical trial was conducted, composed of 24 elderly individuals, who were divided into two groups: experimental and control. The groups were evaluated before and after the intervention period. The results showed a reduction in time spent on the Timed Up and Go test and trails, but only for the experimental group (p <0.05). In addition, higher scores were observed in the satisfaction of life questionnaire answers to the following questions: "my life is close to my ideal" and "if I could live my life again I would not change almost anything", with (p <0.05) for both comparisons, only in the experimental group. On the other hand, no differences were detected for baropodometry in the experimental group after the intervention period nor were any differences identified for the control group (p> 0.05). Based on the answers of this research, we conclude that the intervention through video game was effective regarding the variables: agility, attention and satisfaction with life.
Palavras-chave: Envelhecimento
Realidade virtual
Promoção da saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/955
Data do documento: 30-Dez-2017
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