01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
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Tipo: Dissertação
Título: Efetividade de um programa de exercícios domiciliares para idosos sedentários com o Nintendo WII®
Autor(es): NONINO, Fabiana
Primeiro Orientador: BRANCO, Bráulio Henrique Magnani
metadata.dc.contributor.advisor-co1: BORTOLOZZI, Flávio
Abstract: Estudos do ministério da saúde apontam que os brasileiros estão se exercitando mais e que nos últimos anos o percentual de pessoas que se exercitam pelo menos 150 minutos por semana aumentou de 18% para 36% no ano de 2015, porém os idosos são os menos ativos fisicamente. O processo de envelhecimento acarreta modificações biopsicossociais no ser humano e consequentemente, aumenta a vulnerabilidade entre idosos. Nesse sentido, muitas pesquisas indicam que a atividade física é um meio que promove mudanças nos hábitos e estilo de vida dos idosos, que dessa forma, podem controlar ou retardar o aparecimento de doenças crônicas, bem como prolongar as funções físicas e manter sua independência na realização das atividades da vida diária. Diante disso, o presente estudo objetivou verificar a efetividade de um programa de exercícios domiciliares nas dimensões físicas e psicológicas em idosos por meio da prática do Nintendo Wii®. Dessa forma, foi realizado um ensaio clínico randomizado composto por 24 idosos, que foram divididos em dois grupos: experimental e controle. Os grupos foram avaliados antes e após o período de intervenção. Os resultados apontaram redução no tempo dispendido no teste Timed Up and Go e trilhas, apenas para o grupo experimental (p < 0,05). Adicionalmente, foram observados escores mais elevados nas respostas do questionário de satisfação com a vida para as seguintes questões: “a minha vida está próxima do meu ideal” e “se eu pudesse viver a minha vida de novo eu não mudaria quase nada”, com (p < 0,05) para ambas as comparações, somente no grupo experimental. Por outro lado, não foram detectadas diferenças para a baropodometria no grupo experimental após o período de intervenção e tampouco foram identificadas quaisquer diferenças para o grupo controle (p > 0,05). Baseado nas respostas dessa pesquisa, se conclui que a intervenção por meio do videogame foi efetiva no que concerne às variáveis agilidade, atenção e satisfação com a vida.
Palavras-chave: Envelhecimento
Realidade virtual
Promoção da saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/955
Data do documento: 30-Dez-2017
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