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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/896
Tipo: | Artigo |
Título: | A contribuição da arquitetura escolar no ambiente de aprendizagem infantil em face das pedagogias Waldorf e Montessori. |
Autor(es): | FACINA, Bruna Heloisa |
Primeiro Orientador: | ZALITE, Marcela Gomes de Albuquerque |
Resumo: | A educação infantil é essencial no desenvolvimento humano, que engloba os aspectos físicos, sociais e emocionais, constituindo assim, a base para a formação de uma sociedade. Para isso, o espaço escolar deve proporcionar amplas condições de aprendizagem. A pesquisa analisa os métodos pedagógicos idealizados por Rudolf Steiner e Maria Montessori, que contestaram não só a forma de educar, mas também o espaço em que se educa, estabelecendo uma relação entre a pedagogia e a arquitetura. Este trabalho tem como propósito desenvolver um estudo a respeito da arquitetura escolar como transformadora do ambiente de ensino. Com isso, objetivase propor uma arquitetura baseada nos elementos alternativos propostos nas pedagogias Waldorf e Montessori, de forma que possa ser aplicado em escolas públicas de ensino tradicional, buscando estabelecer o ambiente físico como complemento à educação brasileira. Para compreensão da relevância da instituição educacional na vida criança, optou-se por uma revisão bibliográfica e análise de correlatos. Por fim, o artigo resulta em diretrizes para a implantação de uma instituição de ensino com essa arquitetura mista, com elementos mais humanizados, que transmita a percepção de um ambiente familiar, acolhedor e seguro, onde as crianças tenham liberdade para brincar, aprender e socializar, além de fortalecer a relação com a natureza, propiciando um desenvolvimento saudável e natural. |
Abstract: | Childhood education is essential in human development, includes physical, social and emotional aspects, following the base for the formation of a society. For this, the school space should provide ample learning conditions. The research analyzes the pedagogical methods idealized by Rudolf Steiner and Maria Montessori, who challenged not only the way of educating but also the space in which it is educated, establishing a relation between pedagogy and architecture. The purpose of this work is to develop a study about school architecture as a transforming educational environment. The aim of this study is to propose an architecture based on the alternative elements proposed in the Waldorf and Montessori pedagogies, so that it can be applied in public schools of traditional teaching, seeking to establish the physical environment as a complement to Brazilian education. To understand the relevance of the educational institution in child life, was opted for a bibliographic review and analysis of correlates. Finally, the article results in guidelines for the implantation of an educational institution with this mixed architecture, implanted more humanized elements, which conveys the perception of a familiar, welcoming and safe environment where children are free to play, learn and socialize, in addition to strengthening the relationship with nature, promoting a healthy and natural development. |
Palavras-chave: | arquitetura escolar educação infantil pedagogias alternativas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Citação: | Facina, Bruna Heloisa. A contribuição da arquitetura escolar no ambiente de aprendizagem infantil em face das pedagogias Waldorf e Montessori. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário de Maringá - UniCesumar, Maringá, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/896 |
Data do documento: | 10-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | ARQUITETURA E URBANISMO |
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Trabalho de conclusão de curso TCCC.pdf | Facina, Bruna Heloisa. | 5.78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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