01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ARQUITETURA E URBANISMO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/896
Tipo: Artigo
Título: A contribuição da arquitetura escolar no ambiente de aprendizagem infantil em face das pedagogias Waldorf e Montessori.
Autor(es): FACINA, Bruna Heloisa
Primeiro Orientador: ZALITE, Marcela Gomes de Albuquerque
Abstract: A educação infantil é essencial no desenvolvimento humano, que engloba os aspectos físicos, sociais e emocionais, constituindo assim, a base para a formação de uma sociedade. Para isso, o espaço escolar deve proporcionar amplas condições de aprendizagem. A pesquisa analisa os métodos pedagógicos idealizados por Rudolf Steiner e Maria Montessori, que contestaram não só a forma de educar, mas também o espaço em que se educa, estabelecendo uma relação entre a pedagogia e a arquitetura. Este trabalho tem como propósito desenvolver um estudo a respeito da arquitetura escolar como transformadora do ambiente de ensino. Com isso, objetiva-se propor uma arquitetura baseada nos elementos alternativos propostos nas pedagogias Waldorf e Montessori, de forma que possa ser aplicado em escolas públicas de ensino tradicional, buscando estabelecer o ambiente físico como complemento à educação brasileira. Para compreensão da relevância da instituição educacional na vida criança, optou-se por uma revisão bibliográfica e análise de correlatos. Por fim, o artigo resulta em diretrizes para a implantação de uma instituição de ensino com essa arquitetura mista, com elementos mais humanizados, que transmita a percepção de um ambiente familiar, acolhedor e seguro, onde as crianças tenham liberdade para brincar, aprender e socializar, além de fortalecer a relação com a natureza, propiciando um desenvolvimento saudável e natural.
Palavras-chave: arquitetura escolar
educação infantil
pedagogias alternativas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Facina, Bruna Heloisa. A contribuição da arquitetura escolar no ambiente de aprendizagem infantil em face das pedagogias Waldorf e Montessori. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário de Maringá - UniCesumar, Maringá, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/896
Data do documento: 10-Dez-2018
Aparece nas coleções:ARQUITETURA E URBANISMO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de conclusão de curso TCCC.pdfFacina, Bruna Heloisa.5.78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.