01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES CIÊNCIAS JURÍDICAS - PPGCJ
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8930
Tipo: Dissertação
Título: Reestruturacão sindical como exercício do direito fundamental da personalidade pela liberdade de expressão
Autor(es): BERGAMIN, Cristiane
Primeiro Orientador: SILVA, Leda Maria Messias da
Resumo: O Direito do Trabalho trata de questões intrínsecas à própria personalidade do homem, posto que o trabalho o capacita e o dignifica para a sua trajetória existencial. Em se tratando da coletividade, esse direito especializado desenvolveu vertentes organizacionais, partindo dos ditames principiológicos constitucionais, que regem a organização dos sindicatos, e suas possibilidades de atuação como ente representativo das partes envolvidas, trabalhador e empregador, pela consciência de um Estado Democrático de Direito, que vastamente elenca os direitos fundamentais, para regular a dualidade existente entre capital e trabalho, entre consumo e produção. Relevante importância é voltada aos sindicatos na organização das classes trabalhadoras e patronais, para que, de forma coordenada, se desenvolvam as lutas para o melhor emprego, melhorias do meio ambiente do trabalho e se avance na efetividade dos direitos humanos sociais. A liberdade de expressão enquanto direito da personalidade, tem seu papel preponderante na nova ordem sindical, de forma que a crise sindical estabelecida nessa última década requer, do trabalhador, o pleno exercício deste direito fundamental. Pesquisar os sindicatos, pelas maneiras de atuação, as reais representatividades, antes e após a Reforma Trabalhista de 2017, as novas formas de sobrevivência e organização, são pontos de reflexões expressivas para o campo do trabalho humano. Os temas como: direito à liberdade de expressão, desenvolvimento sindical no Brasil, meio ambiente do trabalho, negociações coletivas, assembleia dos trabalhadores, custeio sindical, dentre outros tipificados neste trabalho, foram tratados para se alcançar uma nova forma de atuação sindical. Este trabalho demonstra que a existência dos sindicatos ainda se faz necessária, para que de forma organizada, os trabalhadores não se distanciem ainda mais da efetividade dos direitos sociais, conquistados com anos de luta e para que não se abatam pelos contextos políticos apresentados na atualidade, condicionantes do desmantelamento do Direito do Trabalho, com a extinção até mesmo da Justiça do Trabalho. O método utilizado para o desenvolvimento desta pesquisa foi o método indutivo, partindo de questões generalizadas, chegando a tópicos específicos, com a busca de instrumentos periódicos, doutrinas e jurisprudências, leis e medidas provisórias, o que permitiu pautar os modelos e legislações sindicais antes e após a Constituição Federal de 1988, e quais as alterações trazidas pela Lei 13.467/17, a conhecida por Reforma Trabalhista.
Palavras-chave: Liberdade de expressão
Reestruturação
Sindicato
Trabalho
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Ciências Jurídicas (Mestrado)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8930
Data do documento: 26-Fev-2020
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS JURÍDICAS - PPGCJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRISTIANE BERGAMIN.pdfDissertação apresentada à Banca Examinadora da Unicesumar, como exigência parcial para obtenção do título de Mestre em Ciências Jurídicas, sob a orientação da prof.ª Dr.ª Leda Maria Messias da Silva.997.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.