Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7832| Tipo: | Artigo |
| Título: | INFORMÁTICA EDUCACIONAL: ESTUDO SOBRE A REAL SITUAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA COMO ALIADA NA EDUCAÇÃO |
| Autor(es): | PAULY, Tatiane |
| Resumo: | O computador constitui-se em uma ferramenta de trabalho, cuja necessidade de uso vem se firmando com tamanha amplitude que passa a se tornar inconcebível uma área sequer em que ele não seja utilizado. A escola, como espaço que deveria absorver qualquer meio que favoreça a aquisição de novos saberes, não tem ficado fora desse processo. As vantagens proporcionadas pelo uso de ambientes de ensino aprendizagem informatizados nas escolas seriam um dos causadores da transformação e do enriquecimento das maneiras de armazenar, comunicar e representar a informação que se presencia na atualidade. Desta forma, seria possível obter um melhor desenvolvimento ou a aquisição de novas habilidades cognitivas, afetivas e sociais por parte de alunos e professores. Todavia, deve-se ressaltar que a escola não poderá lidar apenas com informações prontas, acabadas, mas deverá preocupar-se ainda mais com a capacidade do aluno aprender. A partir destas considerações, justifica-se a pesquisa pela necessidade de obter respostas sobre a real situação da utilização da informática como aliada na educação nas escolas da rede pública municipal na cidade de Cascavel – Paraná e qual a real absorção de informações que o aluno adquire e passa a aplicar tanto para as disciplinas curriculares como para seu cotidiano. Serão tratados conceitos voltados à educação como o Construcionismo de Seymour Papert e a teoria Construtivista de Jean Piaget e assuntos relacionados à informática na escola. A pesquisa terá como universo os professores e alunos ligados ao projeto Informática na Educação implantado em 43 escolas urbanas no município. Com os resultados, espera-se averiguar se a metodologia está empregada adequadamente, fornecendo subsídios para o trabalho dos instrutores ligados à disciplina de informática. |
| Palavras-chave: | Informática Educação Metodologia |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
| Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7832 |
| Data do documento: | 19-Out-2005 |
| Aparece nas coleções: | IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Tatiane_Pauly.pdf | 11.79 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

