EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7832
Tipo: Artigo
Título: INFORMÁTICA EDUCACIONAL: ESTUDO SOBRE A REAL SITUAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA COMO ALIADA NA EDUCAÇÃO
Autor(es): PAULY, Tatiane
Resumo: O computador constitui-se em uma ferramenta de trabalho, cuja necessidade de uso vem se firmando com tamanha amplitude que passa a se tornar inconcebível uma área sequer em que ele não seja utilizado. A escola, como espaço que deveria absorver qualquer meio que favoreça a aquisição de novos saberes, não tem ficado fora desse processo. As vantagens proporcionadas pelo uso de ambientes de ensino aprendizagem informatizados nas escolas seriam um dos causadores da transformação e do enriquecimento das maneiras de armazenar, comunicar e representar a informação que se presencia na atualidade. Desta forma, seria possível obter um melhor desenvolvimento ou a aquisição de novas habilidades cognitivas, afetivas e sociais por parte de alunos e professores. Todavia, deve-se ressaltar que a escola não poderá lidar apenas com informações prontas, acabadas, mas deverá preocupar-se ainda mais com a capacidade do aluno aprender. A partir destas considerações, justifica-se a pesquisa pela necessidade de obter respostas sobre a real situação da utilização da informática como aliada na educação nas escolas da rede pública municipal na cidade de Cascavel – Paraná e qual a real absorção de informações que o aluno adquire e passa a aplicar tanto para as disciplinas curriculares como para seu cotidiano. Serão tratados conceitos voltados à educação como o Construcionismo de Seymour Papert e a teoria Construtivista de Jean Piaget e assuntos relacionados à informática na escola. A pesquisa terá como universo os professores e alunos ligados ao projeto Informática na Educação implantado em 43 escolas urbanas no município. Com os resultados, espera-se averiguar se a metodologia está empregada adequadamente, fornecendo subsídios para o trabalho dos instrutores ligados à disciplina de informática.
Palavras-chave: Informática
Educação
Metodologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7832
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tatiane_Pauly.pdf11.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.