EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7277
Tipo: Artigo de Evento
Título: EDUCAÇAO MUSICAL NA ESCOLA DR. PRUDENTE DE MORAIS (PAIÇANDÚ/PARANÁ
Autor(es): MELO, Kesia Mara Dos Santos
FIALHO, Vania Malagutti
NEVES, Fatima Maria
Resumo: O projeto de Iniciação Científica tem como objetivo principal, investigar as práticas musicais presentes nas séries iniciais do ensino fundamental. O lócus do campo da pesquisa é a Escola municipal Dr. Prudente de Morais, em Paiçandú. Os objetivos específicos são: investigar que experiências musicais a escola oferece aos seus alunos; a presença da música de mídia nas práticas musicais no interior da escola; e, se a escola respeita as preferências musicais do cotidiano das crianças. Para viabilizar o presente trabalho o referencial metodológico é o Survey, que se caracteriza por não se referir necessariamente, a um estudo de todos os componentes de uma população, mas a uma amostra representativa da mesma. A relevância desse modelo de pesquisa, para a investigação das práticas musicais presentes nas séries iniciais do ensino fundamental, se justifica a partir de uma das características do Survey, que é a sua função pedagógica. Os referenciais teóricos que amparam esta investigação destacam os educadores musicais que se preocupam em investigar a presença da música na escola com destaque para com as concepções e vivências musicais de professores do ensino fundamental, com teóricos que se preocupam com o cotidiano das práticas musicais que ocorrem na escola. Este projeto iniciou suas atividades práticas em março do corrente ano, por meio de observações realizadas na escola. Um dos primeiros resultados obtidos foi o de perceber que o universo musical dos alunos de uma quarta serie, do matutino, era “riquíssimo” em comparação com o universo musical das outras series da escola. Optou-se, portanto, por alterar a metodologia de uma investigação do todo escolar, para um “estudo de caso”, da série específica. Nesse momento, o projeto se encontra na fase de coleta de dados com os alunos da quarta serie B, da referida escola. Palavras-chave: História dos campos disciplinares; Educação; História da Educação; Música; Educação musical.
Palavras-chave: História dos campos disciplina
História da educação
Educação musical
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7277
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
kesia_mara_dos_santos_melo.pdf11.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.