EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7260
Tipo: Artigo
Título: O STRESS E O ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA
Autor(es): GANEM, Keila Mary Gabriel
Resumo: Quando o homem se depara com as conseqüências desagradáveis ao ultrapassar os limites físicos e psíquicos do organismo até a completa exaustão, ele é capaz de escolher de que forma agirá diante desta situação, dependendo de sua capacidade em entender os revezes da vida. Quando esta compreensão não é alcançada, o homem pode vivenciar episódios de stress. A proposta deste trabalho, é verificar as diferenças de níveis de stress que apresentam os alunos do terceiro e do quarto ano do curso de Odontologia, que estejam atendendo pacientes ambulatoriais de uma instituição de ensino superior de uma grande cidade do Estado do Paraná. Com o suporte teórico obtido da revisão de literatura, procedeu-se à aplicação dos instrumentos, Questionário Sócio-demográfico e o LSS/VAS – Lista de Sintomas do Stress, para a população alvo, que foi submetido a uma avaliação estatística. Esta análise procurou verificar o nível geral de stress da amostra total de 166 acadêmicos do curso de Odontologia; verificar o nível de stress dos acadêmicos do ano letivo de 2003 com o ano letivo de 2004; comparar o nível de stress dos acadêmicos da 3ª série com os da 4ª série, analisar a relação entre os níveis de stress da amostra total e dos grupos específicos com as variáveis sócio demográficas; identificar os sintomas mais e menos freqüentes de stress na amostra total e nos subgrupos; verificar em quais dimensões (fisiológica, emocional, cognitiva e social), se concentra o maior nível de stress dos acadêmicos, na perspectiva da amostra total e nos subgrupos. Os resultados apontaram que, não houve diferença significativa nos níveis de stress no ano letivo de 2003, porém houve diferença significativa dos níveis de stress para o ano letivo de 2004, quando ocorreram mudanças nos procedimentos educacionais no curso de Odontologia. A 3ª série de 2004 apresentou os maiores níveis de stress. A dimensão do stress que foi considerada mais significativa foi a emocional e na seqüência a cognitiva. A emoção pode estar dissociada do dia a dia das pessoas, deve sim, ser compreendida e trabalhada individual e coletivamente, para que sejam desenvolvidas ações que encontrem em si soluções plausíveis para situações de conflito, seja ele interno, seja externo. Estudos mais aprofundados, são essenciais, para a compreensão do stress nas comunidades.
Palavras-chave: Stress
Acadêmicos de odontologia
Psiconeuroimunologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7260
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
keila_mary_gabriel_ganem.pdf11.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.