Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7260
Tipo: | Artigo |
Título: | O STRESS E O ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA |
Autor(es): | GANEM, Keila Mary Gabriel |
Resumo: | Quando o homem se depara com as conseqüências desagradáveis ao ultrapassar os limites físicos e psíquicos do organismo até a completa exaustão, ele é capaz de escolher de que forma agirá diante desta situação, dependendo de sua capacidade em entender os revezes da vida. Quando esta compreensão não é alcançada, o homem pode vivenciar episódios de stress. A proposta deste trabalho, é verificar as diferenças de níveis de stress que apresentam os alunos do terceiro e do quarto ano do curso de Odontologia, que estejam atendendo pacientes ambulatoriais de uma instituição de ensino superior de uma grande cidade do Estado do Paraná. Com o suporte teórico obtido da revisão de literatura, procedeu-se à aplicação dos instrumentos, Questionário Sócio-demográfico e o LSS/VAS – Lista de Sintomas do Stress, para a população alvo, que foi submetido a uma avaliação estatística. Esta análise procurou verificar o nível geral de stress da amostra total de 166 acadêmicos do curso de Odontologia; verificar o nível de stress dos acadêmicos do ano letivo de 2003 com o ano letivo de 2004; comparar o nível de stress dos acadêmicos da 3ª série com os da 4ª série, analisar a relação entre os níveis de stress da amostra total e dos grupos específicos com as variáveis sócio demográficas; identificar os sintomas mais e menos freqüentes de stress na amostra total e nos subgrupos; verificar em quais dimensões (fisiológica, emocional, cognitiva e social), se concentra o maior nível de stress dos acadêmicos, na perspectiva da amostra total e nos subgrupos. Os resultados apontaram que, não houve diferença significativa nos níveis de stress no ano letivo de 2003, porém houve diferença significativa dos níveis de stress para o ano letivo de 2004, quando ocorreram mudanças nos procedimentos educacionais no curso de Odontologia. A 3ª série de 2004 apresentou os maiores níveis de stress. A dimensão do stress que foi considerada mais significativa foi a emocional e na seqüência a cognitiva. A emoção pode estar dissociada do dia a dia das pessoas, deve sim, ser compreendida e trabalhada individual e coletivamente, para que sejam desenvolvidas ações que encontrem em si soluções plausíveis para situações de conflito, seja ele interno, seja externo. Estudos mais aprofundados, são essenciais, para a compreensão do stress nas comunidades. |
Palavras-chave: | Stress Acadêmicos de odontologia Psiconeuroimunologia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7260 |
Data do documento: | 19-Out-2005 |
Aparece nas coleções: | IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
keila_mary_gabriel_ganem.pdf | 11.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.