EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7167
Tipo: Artigo
Título: PROPOSTA DE TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO DE QUADRO ÁLGICO EM IDOSOS INSTITUCIONAIZADOS
Autor(es): ANTONINI, Geise Michele
TELLES, Edmara Rita
Resumo: A população idosa vem crescendo a cada ano, em nosso país, hoje, segundo o IBGE, contamos com 14,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Ao envelhecer, as pessoas vão diminuindo a homeostasia do corpo, os órgãos não funcionam em uma mesma sincronia, começam a ocorrer uma diminuição da força muscular, uma diminuição da agilidade, mobilidade, flexibilidade, além de ocorrer perdas no sistema ósseo, articular entre outros. Percebemos que a velhice atinge todos os sistemas, assim, com o passar dos anos, vão aumentando os problemas de saúde, principalmente as queixas álgicas. O objetivo desse estudo foi encontrar a freqüência com que aparecem as dores na população idosa, correlacionando com os locais mais acometidos, a idade da amostra varia dos 60 anos até os 80 anos, para sim podermos elaborar um programa fisioterapêutico para a prevenção. O estudo conta com 28 idosos de instituições asilares residentes na cidade de Maringá, Paraná. Como critérios de exclusão levamos em conta a idade e a residência. Foi realizado um levantamento, através de questionário com perguntas diretas, simples e de fácil entendimento, para melhores análises, dividimos os pacientes por faixa etária, de 60 a 65 anos, 66 a 70 anos, 71 a 75 anos e de 76 a 80 anos. Encontramos que apenas 7,14% não apresentam dores em nenhum local, destes todos estão na faixa etária dos 60 aos 65 anos, do restante todos referiram dor sendo esta presente em varias regiões do corpo. Encontramos também que 67,86% não realizam nenhuma atividade física e que 85,71% não adotam nenhuma medida preventiva para aliviar a dor.
Palavras-chave: Idosos
Prevenção
Queixas álgicas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7167
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
geise_michele_antonini.pdf11.72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.