Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7072
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA - PROJETO REFORÇO ESCOLAR |
Autor(es): | SANTOS, Edson Dias dos |
Resumo: | Este projeto foi executado como requisito parcial para obtenção da graduação em Letras. Teve como gestor os alunos do segundo ano do Curso de Letras, do Cesumar e realizado no Colégio Ojetivo de Maringá, nas séries 7as A e B do período matutino. Transcorreu durante os dias 14.08.04 à 27.11.04, obedecendo o seguinte cronograma: atendimento em sala = 20 horas; planejamento = 30 horas; micro-ensino = 14 horas; correções = 18 horas e relatório = 18 horas. Total = 100 horas. Sua importância e relevância deveu-se principalmente por proporcionar ao estagiário a possibilidade de se defrontar com situações reais de ensino e de trabalho em sala de aula. Favoreceu a oportunidade de colocar em prática teorias e princípios apreendidos durante o curso de graduação. Este projeto foi apresentado como apoio ao ensino de Língua Portuguesa, propondo retomada de conteúdos antes trabalhados em sala de aula pela professora titular. O objetivo era desenvolver nos alunos uma melhor capacidade de leitura, análise e interpretação de textos. E, através de atendimento individualizado, intrumentaliza-lo no que tange à sua capacidade de extrair informações explicitadas e não-explicitadas do texto. Durante os encontros, que aconteceram aos sábados entre as 8:00 e 10:00 da manhã, ofereceu-se como conteúdo aos alunos, textos literários e com enfoque crítico social, de autores como Ferreira Gullar e Carlos Heitor Cony. Várias canções populares de artistas reconhecidos e alguns identificados com a faixa etária dos alunos, foram trazidos até a sala de aula, na forma de Cds e textos impressos para serem analisados e discutidos. A metodologia empregada foi através de aula expositiva, com o auxílio de gravuras e folhetos. Os alunos eram convidados a expressarem suas opiniões e solicitados a responderem questionamentos. Percebeu-se entre os alunos dificuldades localizadas em relação ao entendimento das normas gramaticais, supressão de vocábulos e grafia incorreta. Os resultados colhidos foram animadores, porque se por um lado percebeu-se algumas dificuldades em relação ao uso e manejo da língua, por outro lado notou-se uma maior motivação para a leitura de diferentes tipos de textos, como livros, jornais e revistas. Instrumento imprescindível utilizado foi a intertextualidade, a qual constituiu-se ponto de partida para os debates em sala. E, ao cruzar informações e idéias, revelou-se de grande importância no sentido de encontrar posições ideológicas embutidas nos parágrafos, bem como semelhanças e diferenças entre os textos. Concluiu-se que o projeto atingiu seus objetivos propostos e demonstrou ser de grande valia na formação dos estagiários envolvidos, contribuindo para um melhor embasamento teórico, prático e profissional. |
Palavras-chave: | Projeto Leitura Língua portuguesa |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7072 |
Data do documento: | 19-Out-2005 |
Aparece nas coleções: | V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
edson_dias_dos_santos.pdf | 12.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.