EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7072
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Edson Dias dos-
dc.date.accessioned2021-02-02T17:21:01Z-
dc.date.available2005-10-19-
dc.date.available2021-02-02T17:21:01Z-
dc.date.issued2005-10-19-
dc.identifier.urihttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7072-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE CESUMARpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjetopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.titleESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA - PROJETO REFORÇO ESCOLARpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste projeto foi executado como requisito parcial para obtenção da graduação em Letras. Teve como gestor os alunos do segundo ano do Curso de Letras, do Cesumar e realizado no Colégio Ojetivo de Maringá, nas séries 7as A e B do período matutino. Transcorreu durante os dias 14.08.04 à 27.11.04, obedecendo o seguinte cronograma: atendimento em sala = 20 horas; planejamento = 30 horas; micro-ensino = 14 horas; correções = 18 horas e relatório = 18 horas. Total = 100 horas. Sua importância e relevância deveu-se principalmente por proporcionar ao estagiário a possibilidade de se defrontar com situações reais de ensino e de trabalho em sala de aula. Favoreceu a oportunidade de colocar em prática teorias e princípios apreendidos durante o curso de graduação. Este projeto foi apresentado como apoio ao ensino de Língua Portuguesa, propondo retomada de conteúdos antes trabalhados em sala de aula pela professora titular. O objetivo era desenvolver nos alunos uma melhor capacidade de leitura, análise e interpretação de textos. E, através de atendimento individualizado, intrumentaliza-lo no que tange à sua capacidade de extrair informações explicitadas e não-explicitadas do texto. Durante os encontros, que aconteceram aos sábados entre as 8:00 e 10:00 da manhã, ofereceu-se como conteúdo aos alunos, textos literários e com enfoque crítico social, de autores como Ferreira Gullar e Carlos Heitor Cony. Várias canções populares de artistas reconhecidos e alguns identificados com a faixa etária dos alunos, foram trazidos até a sala de aula, na forma de Cds e textos impressos para serem analisados e discutidos. A metodologia empregada foi através de aula expositiva, com o auxílio de gravuras e folhetos. Os alunos eram convidados a expressarem suas opiniões e solicitados a responderem questionamentos. Percebeu-se entre os alunos dificuldades localizadas em relação ao entendimento das normas gramaticais, supressão de vocábulos e grafia incorreta. Os resultados colhidos foram animadores, porque se por um lado percebeu-se algumas dificuldades em relação ao uso e manejo da língua, por outro lado notou-se uma maior motivação para a leitura de diferentes tipos de textos, como livros, jornais e revistas. Instrumento imprescindível utilizado foi a intertextualidade, a qual constituiu-se ponto de partida para os debates em sala. E, ao cruzar informações e idéias, revelou-se de grande importância no sentido de encontrar posições ideológicas embutidas nos parágrafos, bem como semelhanças e diferenças entre os textos. Concluiu-se que o projeto atingiu seus objetivos propostos e demonstrou ser de grande valia na formação dos estagiários envolvidos, contribuindo para um melhor embasamento teórico, prático e profissional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNICESUMARpt_BR
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
edson_dias_dos_santos.pdf12.37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.