Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7024
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | INVESTIGANDO A REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (RBEP), DE 1944 A 1984 |
Autor(es): | BEZERRA, Claudiceia Linhares de Almeida NEVES, Fatima Maria RODRIGUES, Elaine MEN, Liliana |
Resumo: | O objetivo desta apresentação é expor o desenvolvimento do trabalho de Iniciação Científica, intitulado: Identificação, seleção e análise da produção historiográfica sobre campo disciplinar da História da Educação na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), (Processo no 14132/2004), desenvolvido no Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Maringá, no período de 08/2004 a 07/2005. O referido trabalho, fomenta o primeiro eixo do Projeto de estudos e de pesquisas sobre a HISTÓRIA DOS CAMPOS DISCIPLINARES: investigações em torno da pesquisa e do ensino em História da Educação e Psicologia da Educação, no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá - UEM (1973/2003), (Processo No 1848/2004), cadastrado no CNPq, como GEPECADIS. O objetivo do projeto de Iniciação Científica foi o de eleger e o de analisar os artigos que tinham como tema à construção do campo disciplinar de História da Educação, publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), no período de 1944 a 1984. A metodologia de trabalho foi determinada a partir do campo disciplinar da História da Educação e ainda, pelo recorte temporal, de 1944 a 1984. Os artigos foram identificados por meio do Guia de Índices da RBEP, os quais foram solicitados junto ao COMUT. Efetuada a seleção, analise e fichamento foram encontrados 28 artigos, que faziam referência à História da Educação Brasileira. Dentre esses, se selecionou 4 artigos, que forneciam elementos para análise, todavia, estes artigos também não enfatizavam a construção do campo disciplinar da História da Educação. Portanto, um dos resultados que a pesquisa alcançou foi o de identificar, que a partir dos artigos de 1945 e de 1959 não se encontraram outros artigos sobre a construção da História da Educação como campo disciplinar. Contrariando, portanto, a hipótese inicial da pesquisa de encontrar material substancioso sobre o tema. Concluiu-se que o interesse pelo tema da construção do campo disciplinar declinou a partir dos anos 60. Todavia, sabe-se que o interesse pela temática renasce na década de 1990, fenômeno que pode ser considerado como um novo indicador para a formulação de outros problemas, de outras indagações que destacam a importância da imprensa periódica educacional brasileira na formação e na construção dos discursos temáticos e dos objetos de estudos, no campo da educação. |
Palavras-chave: | História da educação Campos disciplinares Revista brasileira de estudos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7024 |
Data do documento: | 19-Out-2005 |
Aparece nas coleções: | IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
claudiceia_linhares_de_almeida_bezerra.pdf | 12.07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.