EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7024
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBEZERRA, Claudiceia Linhares de Almeida-
dc.creatorNEVES, Fatima Maria-
dc.creatorRODRIGUES, Elaine-
dc.creatorMEN, Liliana-
dc.date.accessioned2021-02-01T17:33:55Z-
dc.date.available2005-10-19-
dc.date.available2021-02-01T17:33:55Z-
dc.date.issued2005-10-19-
dc.identifier.urihttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7024-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE CESUMARpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectCampos disciplinarespt_BR
dc.subjectRevista brasileira de estudospt_BR
dc.titleINVESTIGANDO A REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (RBEP), DE 1944 A 1984pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta apresentação é expor o desenvolvimento do trabalho de Iniciação Científica, intitulado: Identificação, seleção e análise da produção historiográfica sobre campo disciplinar da História da Educação na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), (Processo no 14132/2004), desenvolvido no Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Maringá, no período de 08/2004 a 07/2005. O referido trabalho, fomenta o primeiro eixo do Projeto de estudos e de pesquisas sobre a HISTÓRIA DOS CAMPOS DISCIPLINARES: investigações em torno da pesquisa e do ensino em História da Educação e Psicologia da Educação, no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá - UEM (1973/2003), (Processo No 1848/2004), cadastrado no CNPq, como GEPECADIS. O objetivo do projeto de Iniciação Científica foi o de eleger e o de analisar os artigos que tinham como tema à construção do campo disciplinar de História da Educação, publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), no período de 1944 a 1984. A metodologia de trabalho foi determinada a partir do campo disciplinar da História da Educação e ainda, pelo recorte temporal, de 1944 a 1984. Os artigos foram identificados por meio do Guia de Índices da RBEP, os quais foram solicitados junto ao COMUT. Efetuada a seleção, analise e fichamento foram encontrados 28 artigos, que faziam referência à História da Educação Brasileira. Dentre esses, se selecionou 4 artigos, que forneciam elementos para análise, todavia, estes artigos também não enfatizavam a construção do campo disciplinar da História da Educação. Portanto, um dos resultados que a pesquisa alcançou foi o de identificar, que a partir dos artigos de 1945 e de 1959 não se encontraram outros artigos sobre a construção da História da Educação como campo disciplinar. Contrariando, portanto, a hipótese inicial da pesquisa de encontrar material substancioso sobre o tema. Concluiu-se que o interesse pelo tema da construção do campo disciplinar declinou a partir dos anos 60. Todavia, sabe-se que o interesse pela temática renasce na década de 1990, fenômeno que pode ser considerado como um novo indicador para a formulação de outros problemas, de outras indagações que destacam a importância da imprensa periódica educacional brasileira na formação e na construção dos discursos temáticos e dos objetos de estudos, no campo da educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNICESUMARpt_BR
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
claudiceia_linhares_de_almeida_bezerra.pdf12.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.