EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6742
Tipo: Artigo
Título: EDUCAÇÃO CRISTÃ: ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS
Autor(es): BASSIO JUNIOR, Édio
BIONDO, Viviane Mancin
BUBNA, Marcio Ronaldo
MARIANO, Rubem Almeida
SOUZA, Iverson Carlos
Resumo: Introdução: Tratar sobre o tema da Educação Cristã sempre é uma necessidade emergente nos estudos teológicos, em especial, na área da Teologia Prática. O ato de ensinar as doutrinas de Jesus Cristo, necessita sempre ser revisado e atualizado para uma melhor precisão histórica e conceitual, bem como evitar os riscos de contradições ou equívocos acerca do tema. Objetivo: Analisar e Identificar os aspectos históricos e conceituais da Educação Cristã. Metodologia: A revisão bibliográfica foi realizada utilizando os autores especilizados. Resultados: Historicamente, a literatura observa, que a Educação Cristã tem a sua fundação em Jesus Cristo e passou por momentos de baixa e de alta nos períodos medieval, moderno, contemporâneo e atualidade; já conceitualmente, a bibliografia consultada, revela que a Educação Cristã é compreendida, de maneira diversa: como um processo, sistemático e deliberado, de transformação da pessoa toda e de toda a comunidade cristã em todo o tempo; como ação da igreja enquanto agente de transformação na sociedade; como um ato político no contexto da América Latina, no Brasil e Caribe a partir de uma teologia do Reino Deus e como uma ação deliberada da igreja para a formação de estilos de vida cristã na comunidade. Assim, a Educação Cristã requer mais do que simples teorias, mas, sobretudo, está diretamente ligada à vivência cristã, isto é, à prática das pessoas no dia-a-dia. Portanto, o tema da Educação Cristã ressalta um processo de transformação e de desenvolvimento contínuo do ser humano em Cristo e na perspectiva do Reino de Deus.
Palavras-chave: Educação cristã
História e teologia pastoral
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6742
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marcio_ronaldo_bubna.pdf47.56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.