EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6674
Tipo: Artigo de Evento
Título: ANÁLISE DA ALTERAÇÃO POSTURAL CORRELACIONADA AO RESPIRADOR BUCAL
Autor(es): BARBOSA, Juliana de Oliveira Alves
BARBOSA, Simone Bruder
GOMES, Cristiane Faccio
Resumo: O ser humano busca constante equilíbrio através da postura corporal, sendo que este é intimamente relacionado à respiração. Qualquer alteração nesse equilíbrio pode gerar uma alteração no padrão respiratório de nasal (adequado) para bucal com finalidade de facilitar as trocas gasosas. Como a respiração bucal é uma condição clínica bastante freqüente nas crianças em idade escolar, a análise postural é de grande relevância, já que na infância ocorre uma fase de pleno desenvolvimento corporal e as alterações posturais e respiratórias poderão resultar em alterações do crescimento facial e corporal. O objetivo desta pesquisa é estabelecer uma relação entre a postura corporal e a respiração bucal em crianças, buscando compreender as causas e conseqüências da disfunção. Para tanto, serão realizadas avaliações posturais com inspeção visual e palpação do estado geral da postura e posteriormente avaliação quanto à respiração, em uma amostra de 100 crianças de 6 a 11 anos de idade, de ambos os sexos e de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental de uma escola municipal. Após a primeira avaliação, serão selecionadas as crianças que apresentarem alterações posturais características de um respirador bucal. Em seguida, serão selecionados, por meio de um exame clínico, apenas os alunos que apresentarem a Síndrome do Respirador Bucal. Posteriormente, os resultados serão analisados de acordo com o sexo e a idade das crianças. Espera-se caracterizar uma relação entre alterações posturais e respiração bucal nos sujeitos da pesquisa, especialmente entre as crianças com maior faixa etária, atingindo ambos os sexos. A pesquisa visa auxiliar o diagnóstico da síndrome do respirador bucal em crianças, contribuindo para um tratamento precoce, incluindo a fisioterapia e fonoaudiologia, e conseqüentemente promovendo uma melhora na qualidade de vida dos indivíduos.
Palavras-chave: Disfunção
Postura
Respiração bucal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6674
Data do documento: 23-Set-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
juliana_de_oliveira_alves_barbosa.pdf29.98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.