EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6624
Tipo: Artigo de Evento
Título: CARACTERIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS E ENCAMINHAMENTOS DO ATENDIMENTO PSICOLÓGICO EM CLÍNICA-ESCOLA
Autor(es): SCATAMBULO, Greice Cristina
TULLER, Nivea Gisele Panizza
MARCONI, Bruna Marconi
CAMARGO, Calvino
Resumo: As clínicas-escolas de psicologia têm a finalidade de possibilitar o treinamento e capacitação dos alunos, bem como a aplicação dos conhecimentos teóricos e o manejo dos recursos técnicos em psicologia clínica para a prestação de serviço à comunidade. A pesquisa visa a caracterização dos procedimentos e encaminhamentos efetuados pelos estagiários da clínica-escola do curso de psicologia do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR. Foi executada tomando como referência um instrumento elaborado para caracterização da clientela da clínica – escola, que possibilitou a identificação e descrição dos procedimentos e encaminhamentos do processo de atendimento psicológico em 339 prontuários de pacientes inscritos no serviço de psicologia em 2005 e 2006, selecionados por sorteio. Verificou-se que a maior parte da clientela procurou os serviços de atendimento psicológico da clínica por indicação: de familiares ou amigos, 26%, de membros do CESUMAR (professores, alunos ou funcionários) 14%, de escolas e ou instituições de saúde, 16.5%, de médicos e outros profissionais de saúde, 11%, e apenas 11% procura de forma espontânea. Quanto ao tempo de espera entre a triagem e o primeiro atendimento ocorre, predominantemente entre 01 a 15 dias. Contudo, no que se refere ao desfecho do processo de tratamento psicológico, houve um significativo índice de 42% de abandono e 19% de desistência. Em relação à duração dos atendimentos, a maioria ocorreu com duração maior de seis meses, com um número entre 11 a 30 sessões. Conclui-se que há possibilidade de aperfeiçoamento nos serviços oferecidos pela clínica-escola, considerando o número de abandono e desistência nos tratamentos.
Palavras-chave: Atendimento psicológico
Psicologia clínica
Encaminhamentos em clínica escola
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6624
Data do documento: 23-Nov-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
greice_cristina_scatambulo.pdf228.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.