EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSCATAMBULO, Greice Cristina-
dc.creatorTULLER, Nivea Gisele Panizza-
dc.creatorMARCONI, Bruna Marconi-
dc.creatorCAMARGO, Calvino-
dc.date.accessioned2021-01-22T10:34:40Z-
dc.date.available2007-10-23-
dc.date.available2021-01-22T10:34:40Z-
dc.date.issued2007-11-23-
dc.identifier.issn9788561091002pt_BR
dc.identifier.urihttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6624-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE CESUMARpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtendimento psicológicopt_BR
dc.subjectPsicologia clínicapt_BR
dc.subjectEncaminhamentos em clínica escolapt_BR
dc.titleCARACTERIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS E ENCAMINHAMENTOS DO ATENDIMENTO PSICOLÓGICO EM CLÍNICA-ESCOLApt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoAs clínicas-escolas de psicologia têm a finalidade de possibilitar o treinamento e capacitação dos alunos, bem como a aplicação dos conhecimentos teóricos e o manejo dos recursos técnicos em psicologia clínica para a prestação de serviço à comunidade. A pesquisa visa a caracterização dos procedimentos e encaminhamentos efetuados pelos estagiários da clínica-escola do curso de psicologia do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR. Foi executada tomando como referência um instrumento elaborado para caracterização da clientela da clínica – escola, que possibilitou a identificação e descrição dos procedimentos e encaminhamentos do processo de atendimento psicológico em 339 prontuários de pacientes inscritos no serviço de psicologia em 2005 e 2006, selecionados por sorteio. Verificou-se que a maior parte da clientela procurou os serviços de atendimento psicológico da clínica por indicação: de familiares ou amigos, 26%, de membros do CESUMAR (professores, alunos ou funcionários) 14%, de escolas e ou instituições de saúde, 16.5%, de médicos e outros profissionais de saúde, 11%, e apenas 11% procura de forma espontânea. Quanto ao tempo de espera entre a triagem e o primeiro atendimento ocorre, predominantemente entre 01 a 15 dias. Contudo, no que se refere ao desfecho do processo de tratamento psicológico, houve um significativo índice de 42% de abandono e 19% de desistência. Em relação à duração dos atendimentos, a maioria ocorreu com duração maior de seis meses, com um número entre 11 a 30 sessões. Conclui-se que há possibilidade de aperfeiçoamento nos serviços oferecidos pela clínica-escola, considerando o número de abandono e desistência nos tratamentos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNICESUMARpt_BR
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