EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6466
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA COLETADA EM BEBEDOUROS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ – CESUMAR, PR.
Autor(es): SEREIA, André Francisco
VOLPE, Adriana Valente Teixeira
Resumo: Avaliou-se a qualidade microbiológica da água de consumo do Centro Universitário de Maringá. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade microbiológica da água destinada ao consumo dos alunos e servidores do Centro Universitário de Maringá. Considerando que a referida comunidade passa cerca de um terço do seu dia na instituição, tornando-se necessário um acompanhamento e monitoramento da qualidade de água, visando a sua segurança sanitária. Foram coletadas amostras, provenientes de oito bebedouros, instalados em diferentes blocos; uma na saída do reservatório central (caixa d’água), e uma na saída do poço artesiano, perfazendo um total de 10 amostras. A qualidade da água de consumo foi avaliada segundo metodologia proposta pela APHA (1995), baseada na enumeração total de microorganismos aeróbios mesófilos/mL da amostra e pelo método de fermentação em tubos múltiplos, que determina o Número Mais Provável (NMP) de coliformes 35ºC e 45ºC/100mL de amostra de água. Comparando os dados obtidos com o índice NMP/100 mL, observou-se que apenas um dos locais de coleta de água apresentou positividade para coliformes a 35º C. Pode se concluir, a partir dos resultados encontrados, nenhuma amostra possui (até o presente momento da pesquisa) contaminação de origem fecal, revelando que a água do Centro Universitário de Maringá é própria para consumo humano e com isso a água não apresenta riscos para comunidade.
Palavras-chave: Água
Bebedouros
Coliformes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6466
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
andre_francisco_sereia.pdf47.13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.