01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/620
Tipo: Dissertação
Título: Representação do conhecimento por meio de uma modelagem ontológica para descrição de competências em instituições de ensino superior privadas
Autor(es): CHAVES, Amanda Cezar de Castro
Primeiro Orientador: MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins
metadata.dc.contributor.advisor-co1: BERARDI, Rita Cristina Galarraga
Abstract: Quando as competências são descritas de forma que auxilie o desenvolvimento do colaborador no cargo que ocupa, resulta em uma melhora de sua capacidade em relação às tarefas e atividades específicas daquele cargo. Para tanto, a descrição de competências devem evitar descrições extensas e a utilização de tecnicismos que dificultem a interpretação. Neste contexto, identificou-se na ontologia uma ferramenta para codificação do conhecimento bastante utilizada no contexto de definição de um domínio que proporciona a desambiguação e auxilia a organização, classificação, representação, recuperação e disseminação do conhecimento. Esta pesquisa, na área de Gestão do Conhecimento, tem por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia de representação de conhecimento presente no domínio da Gestão por Competências. Esta representação ocorre por meio de uma metodologia de modelagem ontológica para descrição de competências em organizações do ensino superior privado. Com esta metodologia pretende-se analisar se a ontologia resultante minimiza as ambiguidades na interpretação das competências esperadas de um colaborador pela organização. No desenvolvimento desta pesquisa fez-se a revisão de literatura dos conceitos fundamentais sobre Gestão do Conhecimento, Gestão por Competências, Ontologias e Metodologias de construção de ontologia. E a fim de promover a experimentação dos objetivos propostos o trabalho apresenta um estudo de caso, na área de coordenadoria de cursos de uma instituição de ensino superior.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Descrição de competência
Modelagem
Ontológica
Ontologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/620
Data do documento: 12-Dez-2016
Aparece nas coleções:GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA CESAR DE CASTRO CHAVES.pdfDissertação2.37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.