EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6130
Tipo: Artigo de Evento
Título: COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS: INFLUÊNCIAS NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS
Autor(es): ROCHA, Paula Caroline Buges da
MARANGONI, Angela Maria Catarina
Resumo: Estudos recentes sugerem uma relação significativa entre desempenho escolar e fatores como auto-conceito e auto-estima, cuja construção parece ser fortemente influenciada pelos relacionamentos que se estabelecem no ambiente familiar. Considerando que a comunicação é um elemento central da relação entre pais e filhos, a presente pesquisa verificará a comunicação e a interação entre pais e filhos e sua possível influência no desempenho escolar das crianças, o que será feito comparando os padrões de comunicação e interação pais-filhos entre dois grupos de alunos de uma escola de Maringá – Pr. Com base nas informações do professor sobre a participação das crianças nas atividades em sala de aula e nas notas constantes nos registros da escola, serão selecionadas seis crianças da primeira série, sendo três com dificuldades no desempenho escolar e três com bom desempenho. Os dados serão coletados com as crianças e também com seus pais. As crianças responderão a um questionário sobre comunicação e interação entre pais e filhos, e os pais responderão a dois questionários envolvendo questões sobre a comunicação com os filhos e sua participação na vida acadêmica, cultural e de lazer desse filho. Depois de coletados, os dados serão organizados e analisados buscando relações entre o desempenho/rendimento escolar de cada aluno e a quantidade e qualidade de comunicação e interação relatada. A expectativa é de que os bons desempenhos escolares estejam relacionados a uma boa comunicação e interação entre pais e filhos, e que os baixos desempenhos escolares estejam relacionados a padrões inadequados de comunicação e interação entre pais e filhos. Espera-se ainda que os resultados obtidos possam ampliar o conhecimento sobre essa relação e contribuir para o desenvolvimento de futuras propostas de intervenção na área familiar e escolar.
Palavras-chave: Comunicação entre pais e filhos
Desempenho escolar
Interação pais-filhos
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6130
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paula_Caroline_Buges_Rocha.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)49.23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.