Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6130
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS: INFLUÊNCIAS NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS |
Autor(es): | ROCHA, Paula Caroline Buges da MARANGONI, Angela Maria Catarina |
Resumo: | Estudos recentes sugerem uma relação significativa entre desempenho escolar e fatores como auto-conceito e auto-estima, cuja construção parece ser fortemente influenciada pelos relacionamentos que se estabelecem no ambiente familiar. Considerando que a comunicação é um elemento central da relação entre pais e filhos, a presente pesquisa verificará a comunicação e a interação entre pais e filhos e sua possível influência no desempenho escolar das crianças, o que será feito comparando os padrões de comunicação e interação pais-filhos entre dois grupos de alunos de uma escola de Maringá – Pr. Com base nas informações do professor sobre a participação das crianças nas atividades em sala de aula e nas notas constantes nos registros da escola, serão selecionadas seis crianças da primeira série, sendo três com dificuldades no desempenho escolar e três com bom desempenho. Os dados serão coletados com as crianças e também com seus pais. As crianças responderão a um questionário sobre comunicação e interação entre pais e filhos, e os pais responderão a dois questionários envolvendo questões sobre a comunicação com os filhos e sua participação na vida acadêmica, cultural e de lazer desse filho. Depois de coletados, os dados serão organizados e analisados buscando relações entre o desempenho/rendimento escolar de cada aluno e a quantidade e qualidade de comunicação e interação relatada. A expectativa é de que os bons desempenhos escolares estejam relacionados a uma boa comunicação e interação entre pais e filhos, e que os baixos desempenhos escolares estejam relacionados a padrões inadequados de comunicação e interação entre pais e filhos. Espera-se ainda que os resultados obtidos possam ampliar o conhecimento sobre essa relação e contribuir para o desenvolvimento de futuras propostas de intervenção na área familiar e escolar. |
Palavras-chave: | Comunicação entre pais e filhos Desempenho escolar Interação pais-filhos |
CNPq: | . |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6130 |
Data do documento: | 27-Out-2009 |
Aparece nas coleções: | VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Paula_Caroline_Buges_Rocha.pdf | Trabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009) | 49.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.