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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/611
Tipo: | Dissertação |
Título: | Práticas pedagógicas inovadoras como processo de gestão do conhecimento na educação básica contemporânea: uma análise a partir dos novos paradigmas de ensino e de aprendizagem |
Autor(es): | STRINGHETTA, Maria do Carmo Teles Ferreira |
Primeiro Orientador: | ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle de |
Abstract: | O final do século XX e início do século XXI estão inseridos em um contexto de instabilidade e mudanças constantes, marcado fortemente pelas incertezas. A industrialização e posteriormente a disseminação das novas tecnologias possibilitaram novas formas de produção e consequentemente um aumento da informação, conduzindo à ascensão da sociedade do conhecimento. Diante de tantas transformações e possibilidades, as organizações precisam ser dinâmicas, competitivas e inovadoras para conseguirem sustentabilidade. Nesse cenário, o conhecimento se transformou em uma das principais fontes de riqueza e a gestão do conhecimento torna-se essencial para superar as práticas pedagógicas tradicionais, proporcionando uma mudança de paradigmas. Na sociedade do conhecimento, o ideal é que não haja fragmentação do processo de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, os professores precisam compreender as mudanças históricas de cada época e o impacto dessas mudanças nas práticas pedagógicas, buscando práticas inovadoras que promovam um aprendizado significativo, que valorizem a criação e rompam com a visão reprodutivista do conhecimento. A gestão do conhecimento pode potencializar a geração de resultados positivos na educação, a medida que possibilita a transformação do pensamento e a otimização dos conhecimentos tácitos e explícitos. Tendo em vista o uso das tecnologias na sociedade de modo geral e, mais especificamente na educação, o objetivo deste trabalho é analisar como o uso da tecnologia nas propostas inovadoras de educação influenciam as práticas pedagógicas dos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. A fim de responder ao problema que norteia este trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, sobre o panorama do desenvolvimento do conhecimento e das ciências, dos paradigmas históricos da prática pedagógica e uma investigação dessas práticas de vinte e dois professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas particulares e municipais de dois municípios ao noroeste do estado do Paraná, identificando a relevância da gestão do conhecimento para as práticas pedagógicas inovadoras na educação básica e possibilitando ao leitor reflexões sobre o tema apresentado. A investigação em pauta circunscreve-se sob o arco de estudos da Gestão do Conhecimento, fundando-se nas teorias da educação, da filosofia e da gestão, numa perspectiva interdisciplinar, de modo a propor um novo olhar ao problema em questão. |
Palavras-chave: | Gestão do conhecimento Educação básica Tecnologias educacionais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/611 |
Data do documento: | 29-Fev-2016 |
Aparece nas coleções: | GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MARIA DO CARMO TELES FERREIRA STRINGHETTA.pdf | Dissertação | 2.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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