01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/611
Tipo: Dissertação
Título: Práticas pedagógicas inovadoras como processo de gestão do conhecimento na educação básica contemporânea: uma análise a partir dos novos paradigmas de ensino e de aprendizagem
Autor(es): STRINGHETTA, Maria do Carmo Teles Ferreira
Primeiro Orientador: ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle de
Abstract: O final do século XX e início do século XXI estão inseridos em um contexto de instabilidade e mudanças constantes, marcado fortemente pelas incertezas. A industrialização e posteriormente a disseminação das novas tecnologias possibilitaram novas formas de produção e consequentemente um aumento da informação, conduzindo à ascensão da sociedade do conhecimento. Diante de tantas transformações e possibilidades, as organizações precisam ser dinâmicas, competitivas e inovadoras para conseguirem sustentabilidade. Nesse cenário, o conhecimento se transformou em uma das principais fontes de riqueza e a gestão do conhecimento torna-se essencial para superar as práticas pedagógicas tradicionais, proporcionando uma mudança de paradigmas. Na sociedade do conhecimento, o ideal é que não haja fragmentação do processo de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, os professores precisam compreender as mudanças históricas de cada época e o impacto dessas mudanças nas práticas pedagógicas, buscando práticas inovadoras que promovam um aprendizado significativo, que valorizem a criação e rompam com a visão reprodutivista do conhecimento. A gestão do conhecimento pode potencializar a geração de resultados positivos na educação, a medida que possibilita a transformação do pensamento e a otimização dos conhecimentos tácitos e explícitos. Tendo em vista o uso das tecnologias na sociedade de modo geral e, mais especificamente na educação, o objetivo deste trabalho é analisar como o uso da tecnologia nas propostas inovadoras de educação influenciam as práticas pedagógicas dos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. A fim de responder ao problema que norteia este trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, sobre o panorama do desenvolvimento do conhecimento e das ciências, dos paradigmas históricos da prática pedagógica e uma investigação dessas práticas de vinte e dois professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas particulares e municipais de dois municípios ao noroeste do estado do Paraná, identificando a relevância da gestão do conhecimento para as práticas pedagógicas inovadoras na educação básica e possibilitando ao leitor reflexões sobre o tema apresentado. A investigação em pauta circunscreve-se sob o arco de estudos da Gestão do Conhecimento, fundando-se nas teorias da educação, da filosofia e da gestão, numa perspectiva interdisciplinar, de modo a propor um novo olhar ao problema em questão.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Educação básica
Tecnologias educacionais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/611
Data do documento: 29-Fev-2016
Aparece nas coleções:GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA DO CARMO TELES FERREIRA STRINGHETTA.pdfDissertação2.39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.