01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES CIÊNCIAS JURÍDICAS - PPGCJ
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5958
Tipo: Dissertação
Título: Arqueogenealogia dos direitos da personalidade. Entre a metafísica e o nominalismo, o resto que dignifica a pessoa humana
Autor(es): IKEDA , Walter Lucas
Primeiro Orientador: ZENNI, Alessandro Severino Valler
Resumo: Por meio do direito se declaram conquistas e se digladia por melhores soluções e condutas sociais. O Direito declara que tem a dignidade da pessoa humana como valor que deve dirigir todas as normas e interpretações. Mas se nosso valor central e maior, aquele que vai direcionar as condutas e questões sociais, até políticas e econômicas, é a dignidade humana, por que temos um cenário atual de grande angústia humana? Miséria? Desigualdade econômica e de oportunidades? Como uma democracia, em que a vontade da maioria deveria prevalecer, aceita o poder opressor de poucos sobre muitos? Este trabalho busca apresentar a relação entre a verdade, o sentido da vida humana e a concepção de tempo. A análise da pesquisa e seu Norte serão feitos a partir da metodologia arqueogenealógica e da revisão da literatura do tema, a partir das rupturas encontradas, essencialmente bibliográfica e por meio do método hipotético-dedutivo. Será realizada a pesquisa de todas as revistas de classificação qualis B1 e acima na plataforma Sucupira do quadriênio 20132016, bem como de trabalhos localizados no site da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e dissertações com procura dos principais temas e rupturas da pesquisa. A pesquisa terá a questão dos universais na civilização ocidental que condiciona o sentido da vida e possibilita a biopolítica que passa pelos conceitos jurídicos para instituição da vida nua, ocorre que a legitimidade dessa dinâmica exige uma concepção de tempo. Com a morte de Deus, abre-se um campo niilista que deve ser analisado pela perspectiva de um novo fundamento ao fundamento primeiro ou sua superação. O trabalha mostra como resultado a possibilidade do resgate ontológico dos direitos da personalidade na figura de Cristo a partir da torção Heideggeriana que se abre na fratura da vértebra.
Palavras-chave: Pós-modernidade
Biopolítica
Direitos da personalidade
Cristo
Torção
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Ciências Jurídicas (Mestrado)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5958
Data do documento: 20-Dez-2019
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS JURÍDICAS - PPGCJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WALTER LUCAS IKEDA.pdf1.3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.