01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA DE SOFTWARE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5731
Tipo: TCC
Título: Aquisição de sinais eletromiográficos com aplicação em fourier para controle de dispositivos biomecânicos
Autor(es): KREPSKI, Gustavo Gonçalves
Primeiro Orientador: UTIDA,Mariza Akiko
Abstract: O acionamento de dispositivos biomecânicos é proveniente da aquisição de sinais eletromiográficos. Esses dispositivos biomecânicos são comum mente conhecidos como próteses, podendo ser de membros superiores, que é o caso empregado neste trabalho. As próteses controladas pelo acionamento desses sinais possuem um custo muito elevado atualmente no mercado, com isso impossibilitanto o acesso para todos aqueles que necessitam, aqueles que não possuem os seus membros superiores, acabam se delimitando a certas atividades. Esse trabalho apresenta um estudo a respeito da aquisição dos sinais eletromiográficos, e assim proporcionar uma abordagem com um custo mais acessivel, pois o circuito aqui construido se da em sua forma mais simples, contendo um amplificador de instrumentação, filtro passa-baixa, filtro passa-alta, retificador de precisão e um detector de envelope, com este circuito então foi elaborada uma placa de circuito impresso para melhor desempenho, também é apresentado um estudo referente a esses sinais, através de modelagens matemáticas isso será necessário para conhecermos mais esse sinal, como ele funciona, os niveis de interação e comunicação que podemos ter com ele, e com isso passar a um melhoramento no dimensionamento do circuito de aquisição destes sinais. Devido a esse estudo podemos nos deparar com a interação dos niveis de frequência que as fibras músculares apresentam e aplicador a análise por Fourier que vem trazer as componentes senoidais e cossenoidais do sinal estudado.
Palavras-chave: Eletrônica
MatLab
Protótipo de prótese
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Krepski, Gustavo Gonçalves. Aquisição de sinais eletromiográficos com aplicação em fourier para controle de dispositivos biomecânicos. 2018. 76f.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5731
Data do documento: 1-Dez-2018
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE SOFTWARE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfKrepski, Gustavo Gonçalves3.6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.