01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA DE SOFTWARE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5357
Tipo: Artigo
Título: Criação de um Ambiente utilizando Kubernetes como Orquestrador de Contêineres.
Autor(es): RODRIGUES, Guilherme Alberton
Primeiro Orientador: ZAVADSKI,Arthur Cattaneo
Abstract: Conforme aumenta a estrutura da empresa, utilizar a virtualização é a melhor maneira de executar um serviço e será melhor, ainda, utilizando contêineres. Com a estrutura de contêineres, a infraestrutura de TI ganha confiabilidade e dinamismo, pois caso um contêiner falhe não comprometerá todo o sistema, escalabilidade, pois caso ocorra um gargalo em um serviço, serão disponibilizados mais recursos e se necessário até mesmo a criação de um novo nó e, dessa forma, realizar o balanceamento de carga, trazendo segurança e economia, pois o serviço poderá ser executado somente quando necessário, sendo que a execução de um contêiner é muito rápida e isolada do sistema hospedeiro. O gerenciamento do ciclo de vida desses contêineres pode ser feito por meio de orquestradores, como o Docker Swarm e o Kubernetes. Foi escolhido o Kubernetes por ele ser uma ferramenta mais completa e por realizar a função de autoescalonamento nativamente. O tema Criação de um ambiente utilizando Kubernetes como orquestrador de contêineres, tem o objetivo de analisar e criar uma estrutura utilizando o Kubernetes para a criação e monitoramento dos contêineres, com foco em reproduzir o tratamento de falhas, balanceamento de cargas e autoescalonamento. Com isso, espera-se um ambiente de fácil gerenciamento e automatizado, para expor os dados obtidos e as vantagens em utilizar um orquestrador de contêineres.
Palavras-chave: Docker
Virtualização
Automatização
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Rodrigues, Guilherme Alberton.Criação de um Ambiente utilizando Kubernetes como Orquestrador de Contêineres. 24f. 2019. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia de Software da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5357
Data do documento: 2-Dez-2019
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE SOFTWARE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfRodrigues, Guilherme Alberton.1.09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.