01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5353
Tipo: TCC
Título: Adaptação de leiaute para implantação de uma nova linha de produtos em uma empresa do setor de móveis
Autor(es): ABREU, Graciele Soardi de
Primeiro Orientador: ZENNI, Alessandro Severino Vallér
Abstract: O arranjo físico é de extrema importância para qualquer processo produtivo, pois sua correta definição impacta diretamente no desempenho da empresa, seja positiva ou negativamente. Os tipos básicos de leiaute, arranjo por linha ou por produto, arranjo funcional ou por processo, arranjo por posição fixa, arranjo celular e arranjo misto são selecionados de acordo com as características dos produtos, processos e volume de produção de cada organização. No setor moveleiro um leiaute adequado mostra sua importância devido a falta de padrão dos produtos desenvolvidos, visto que em sua grande maioria são produtos altamente personalizáveis. O objetivo deste trabalho é definir o arranjo físico mais adequado para uma empresa do setor moveleiro que está inserindo uma nova linha de produtos no seu portifólio. O presente trabalho é um estudo de caso com uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e objetivos exploratórios. Como resultado desta pesquisa ficou definido o melhor leiaute como sendo um arranjo do tipo misto, composto pelos arranjos de posição fixa e por processo. Foi concluído que a empresa necessitará adaptar seu espaço físico para o novo modelo de arranjo físico apresentado e assim estar pronta para produzir seu novo mix de produtos.
Palavras-chave: Arranjo Físico
Engenharia de Produção
Setor Moveleiro
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: ABREU, Graciele Soardi de. Adaptação de leiaute para implantação de uma nova linha de produtos em uma empresa do setor de móveis. 14f. 2019. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Bacharelado em Engenharia de Produção da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5353
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfAbreu, Graciele Soardi de195.63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.