01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ODONTOLOGIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5331
Tipo: TCC
Título: Abordagem das manifestações bucais da quimioterapia antineoplásica
Autor(es): MACKINCS, Gustavo Pereira
Primeiro Orientador: BERTOLINI, Sônia Maria Marques Gomes
Abstract: O câncer é a segunda maior causa de morte no Brasil e no mundo e é estimado que, apenas em 2018, mais de 18 milhões de novos casos e mais de 9,6 milhões de óbitos tenham sido registrados mundialmente. O aumento na incidência do câncer está atualmente relacionado ao estilo de vida das populações dos países industrializados, mudando o que se pensava sobre a pobreza e as infecções serem os principais fatores relacionados ao desenvolvimento da doença. Os tratamentos disponíveis para as neoplasias malignas incluem cirurgia, radioterapia, quimioterapia e transplante de medula óssea. A quimioterapia é frequentemente a primeira escolha e, aproximadamente, 70% dos pacientes utilizarão esse tratamento em algum momento. Essa é aplicada em datas periódicas e atua impedindo o crescimento e maturação das células que se proliferam com rapidez, como as da mucosa oral e gastrointestinal, medula óssea e pelos. Cerca de 40% dos pacientes apresentam complicações bucais consequentes desse efeito, que podem causar interferência no tratamento e até levar ao óbito. Dito isso, o objetivo desse estudo é correlacionar as principais complicações bucais da quimioterapia antineoplásica e sua correta abordagem, através de uma revisão de literatura nas bases de dados online PubMed, SciElo, Plataforma EBSCO e documentos oficiais do governo brasileiro e da Organização Mundial da Saúde. A literatura estudada evidencia que existem várias complicações bucais decorrentes do tratamento quimioterápico, divididas em dois tipos. O primeiro diz respeito às complicações decorrentes da ação direta dos oncoterápicos sobre os tecidos da região estomatognática, como a mucosite, a hipossalivação e a neurotoxicidade. No segundo tipo estão as complicações que surgem da ação indireta dos fármacos da quimioterapia, sendo elas as infecções bacteriana, fúngica e viral e a hemorragia oral. A higiene bucal é a atitude mais efetiva na prevenção e diminuição da sintomatologia das complicações, porém cada uma tem seu tratamento específico. É de extrema importância que os profissionais tenham consciência que os pacientes sob tratamento oncoterápico requerem cuidados específicos em relação à sua saúde bucal, sendo que devem ser acompanhados regularmente por um cirurgião-dentista para que o tratamento, monitoramento e prevenção das complicações bucais resultantes da quimioterapia resulte na melhora da qualidade de vida durante e após o tratamento
Palavras-chave: Protocolos antineoplásicos
Manifestações bucais
Assistência odontológica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Mackincs, Gustavo Pereira. Abordagem das manifestações bucais da quimioterapia antineoplásica. 24f. 2019. Trabalho de conclusão de curso de graduação apresentado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Odontologia, sob a orientação da Profª. Drª. Maria Paula Jacobucci Botelho, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5331
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:ODONTOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfMackincs, Gustavo Pereira314.4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.