01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5314
Tipo: TCC
Título: A Empresa Versus a Imprensa Jornalística - A velha discussão: Os negócios ou os valores da Profissão de Jornalista.
Autor(es): ROSA, Carlos Henrique de Almeida
Primeiro Orientador: ORUE, Julianne Lam
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo responder à pergunta: “como o aspecto organizacional e financeiro dos veículos noticiosos pode impactar no dia a dia das redações jornalísticas, assim como no trabalho dos profissionais?”. Para isso, foi produzido um livro que apresenta tais questões segundo autores como Warren Breed, Nelson Traquina, Felipe Pena, Gaye Tuchman, entre outros. Também são apresentados o desenvolvimento, as vantagens, desvantagens e possíveis alternativas para determinados modelos de negócios para organizações jornalísticas. Em um primeiro momento, é abordado o surgimento do modelo comercial de negócios, baseado em verbas publicitárias dos anunciantes, tal como o aspecto positivo e negativo desse modelo, segundo pesquisadores como H. Eugene Goodwin. Também são apresentados os serviços públicos de comunicação, em que os veículos de comunicação são financiados total ou parcialmente pelo Estado. Como exemplos, os casos da BBC na Grã-Bretanha, da EBC no Brasil, entre outros, conforme apresentam autores como Laurindo Lalo Leal Filho, Jonas Valente etc. Além destes, são apresentados modelos alternativos de financiamento e organizações jornalísticas, como as assinaturas digitais ou paywall, o financiamento coletivo ou crowdfunding, as iniciativas de jornalismo colaborativo e novas formas de publicidade, como a publicidade de conteúdo (Branded Content) ou a publicidade nativa (Native advertising). O livro utiliza, além de texto, recursos como tabelas, caixas de texto, diagramas etc. Além do livro, foi produzido o portal Evijor, site para a internet em que são apresentados textos com conteúdo complementar ao material apresentado no livro. Como conclusões, dadas as limitações metodológicas deste trabalho, somente uma análise mais aprofundada de cada veículo noticioso poderia permitir conclusões mais precisas. Por outro lado, pode-se dizer que a pluralidade das mídias é fundamental para uma cobertura mais abrangente acerca das questões que impactam o dia a dia dos indivíduos. Além disso, diante das transformações no jornalismo, faz-se necessário que os veículos noticiosos procurem por formas alternativas de financiamento das atividades. Muitos veículos, inclusive, já têm testado alternativas.
Abstract: This paper aims to answer the question: "How can the organizational and financial aspect of news outlets impact the daily life of newsrooms, as well as the work of professionals?”. For this, a book was produced that presents such questions according to authors such as Warren Breed, Nelson Traquina, Felipe Pena, Gaye Tuchman, among others. Also presented are the development, advantages, disadvantages and possible alternatives business models for journalistic organizations. Initially, the emergence of the commercial business model based on advertising budgets is discussed, as well as the positive and negative aspect of this model, according to researchers such as H. Eugene Goodwin. Public broadcasting are also presented, in which the communication vehicles are fully or partially funded by the State. As examples, the cases of the BBC in Britain, EBC in Brazil, among others, as presented by authors such as Laurindo Lalo Leal Filho, Jonas Valente, etc. In addition, alternative funding models and journalistic organizations such as paywall, crowdfunding, collaborative journalism initiatives and new forms of advertising such as Branded Content or Native advertising are presented. In addition to text, the book uses resources such as tables, text boxes, diagrams, etc. In addition to the book, the Evijor portal was produced, an internet site that brings texts with complementary content to the material presented in the book. As conclusions, taking into account the methodological limitations of this paper, only further analysis of each news outlet could allow more accurate conclusions. On the other hand, it can be said that the plurality of media is fundamental for a broader coverage of the issues that influence the daily lives of individuals. In addition, given the changes in journalism, it is necessary for news outlets to look for alternative forms of funding for activities. Many vehicles have even tested alternatives.
Palavras-chave: Jornalismo
Organização
Aspecto Financeiro
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Rosa, Carlos Henrique de Almeida. A Empresa Versus a Imprensa Jornalística - A velha discussão: Os negócios ou os valores da Profissão de Jornalista.83f. 2019. Trabalho de conclusão de curso de graduação apresentado ao Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da UniCesumar Maringá - Pr. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5314
Data do documento: 5-Dez-2019
Aparece nas coleções:COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfRosa, Carlos Henrique de Almeida2.78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.