01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5314
Tipo: TCC
Título: A Empresa Versus a Imprensa Jornalística - A velha discussão: Os negócios ou os valores da Profissão de Jornalista.
Autor(es): ROSA, Carlos Henrique de Almeida
Primeiro Orientador: ORUE, Julianne Lam
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo responder à pergunta: “como o aspecto organizacional e financeiro dos veículos noticiosos pode impactar no dia a dia das redações jornalísticas, assim como no trabalho dos profissionais?”. Para isso, foi produzido um livro que apresenta tais questões segundo autores como Warren Breed, Nelson Traquina, Felipe Pena, Gaye Tuchman, entre outros. Também são apresentados o desenvolvimento, as vantagens, desvantagens e possíveis alternativas para determinados modelos de negócios para organizações jornalísticas. Em um primeiro momento, é abordado o surgimento do modelo comercial de negócios, baseado em verbas publicitárias dos anunciantes, tal como o aspecto positivo e negativo desse modelo, segundo pesquisadores como H. Eugene Goodwin. Também são apresentados os serviços públicos de comunicação, em que os veículos de comunicação são financiados total ou parcialmente pelo Estado. Como exemplos, os casos da BBC na Grã-Bretanha, da EBC no Brasil, entre outros, conforme apresentam autores como Laurindo Lalo Leal Filho, Jonas Valente etc. Além destes, são apresentados modelos alternativos de financiamento e organizações jornalísticas, como as assinaturas digitais ou paywall, o financiamento coletivo ou crowdfunding, as iniciativas de jornalismo colaborativo e novas formas de publicidade, como a publicidade de conteúdo (Branded Content) ou a publicidade nativa (Native advertising). O livro utiliza, além de texto, recursos como tabelas, caixas de texto, diagramas etc. Além do livro, foi produzido o portal Evijor, site para a internet em que são apresentados textos com conteúdo complementar ao material apresentado no livro. Como conclusões, dadas as limitações metodológicas deste trabalho, somente uma análise mais aprofundada de cada veículo noticioso poderia permitir conclusões mais precisas. Por outro lado, pode-se dizer que a pluralidade das mídias é fundamental para uma cobertura mais abrangente acerca das questões que impactam o dia a dia dos indivíduos. Além disso, diante das transformações no jornalismo, faz-se necessário que os veículos noticiosos procurem por formas alternativas de financiamento das atividades. Muitos veículos, inclusive, já têm testado alternativas.
Palavras-chave: Jornalismo
Organização
Aspecto Financeiro
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Rosa, Carlos Henrique de Almeida. A Empresa Versus a Imprensa Jornalística - A velha discussão: Os negócios ou os valores da Profissão de Jornalista.83f. 2019. Trabalho de conclusão de curso de graduação apresentado ao Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da UniCesumar Maringá - Pr. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5314
Data do documento: 5-Dez-2019
Aparece nas coleções:COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfRosa, Carlos Henrique de Almeida2.78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.