01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/525
Tipo: Dissertação
Título: Perfil epidemiológico e influência da prática de exercícios físicos nas variáveis morfofuncionais, imunológicas e de qualidade de vida de idosos portadores da síndrome da imunodeficiência adquirida
Autor(es): ARAÚJO, Ana Paula Serra de
Primeiro Orientador: BERTOLINI, Maria Marques Gomes
metadata.dc.contributor.advisor-co1: MARTINS JUNIOR, Joaquim
Resumo: O presente estudo teve como objetivo descrever as características epidemiológicas e imunológicas referentes à contagem de células linfócitos T CD4+ e CD8+ de pacientes idosos HIV positivos assistidos no Serviço de Atendimento Especializado em DST/aids (SAE) do município de Maringá - Paraná. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa retrospectiva de caráter descritivo, que teve como fonte de coleta de dados os prontuários do SAE de Maringá - Paraná. Foram analisados 85 prontuários, dos quais 43 (50,58%) eram de indivíduos do gênero feminino e 42 (49,41%) do gênero masculino. A maioria dos idosos era da raça branca, encontrava-se na faixa entre 60-65 anos, apresentava baixo nível de escolaridade, fazia uso da terapia antiretroviral (TARV) há mais de 5 anos e já havia experimentado um ou mais de seus efeitos adversos. Com relação à função imunológica analisada pela contagem de linfócitos T CD4 + e CD8+, observou-se que o número dessas células no gênero feminino, entre os anos de 2006 e 2008, foi maior que no masculino, embora sem diferenças significativas.
Palavras-chave: HIV/AIDS
T CD4+
Idoso
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/525
Data do documento: 27-Fev-2014
Aparece nas coleções:PROMOÇÃO DA SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA PAULA SERRA DE ARAUJO.pdfDissertação1.51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.