01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA DE SOFTWARE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5201
Tipo: Artigo
Título: Implementação de um Protótipo de Ontologia para Relatos de BUG.
Autor(es): GALVANI, Alison Luan Fernandes
Primeiro Orientador: TENÓRIO JUNIOR,Nelson Nunes
Abstract: O conhecimento vem sendo utilizado nas organizações como fonte de lucro e vantagem competitiva. Nesse sentido, a Gestão do Conhecimento (GC) torna-se essencial para aprimorar o conhecimento organizacional por meio da criação, armazenamento, recuperação e representação desse conhecimento. Nas organizações que trabalham fundamentalmente com o desenvolvimento de software, o conhecimento é essencial para que o produto final (software) satisfaça a necessidade de seus clientes, entretanto, desenvolver um software é uma tarefa complexa que envolve conhecimento técnico apurado da equipe. Diante desse cenário, é comum e, muitas vezes inevitável, a entrega aos clientes de um software contendo defeitos, que são denominados de bug. Quando o cliente identifica esses bugs, ele deve reportar rapidamente ao fornecedor do produto para que seja providenciada sua correção, evitando assim maiores prejuízos. Contudo, na maioria das vezes, o reporte de bug não é estruturado e torna-se insuficiente para o fornecedor do software entender e solucionar o problema. Isso ocorre devido à falta de estrutura, informação ou padrão na maioria dos reportes de bug utilizado. Assim, entender e representar o conhecimento referente aos reportes de bug é fundamental para o sucesso na tarefa de solucioná-los, que é normalmente conhecida como bug fixing.Desta forma, o objetivo desta pesquisa é modelar uma ontologia para reportar os bugs nas organizações da indústria de software. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória e bibliográfica; e cinco entrevistas com profissionais de uma organização da indústria de software. Os resultados apontaram para uma ontologia que busca facilitar o reporte de bugs na indústria de software.
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento
Representação do Conhecimento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Galvani, Alison Luan Fernandes. Implementação de um Protótipo de Ontologia para Relatos de BUG. 18f. 2019. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia de Software da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5201
Data do documento: 10-Dez-2019
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE SOFTWARE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfGALVANI, Alison Luan Fernandes.791.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.