EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4998
Tipo: Artigo
Título: SELEÇÃO DE INIBIDORES QUÍMICOS ESPECÍFICOS DA ENZIMA CONIFERALDEÍDO DESIDROGENASE
Autor(es): OLIVEIRA, Dyoni Matias de
TEIXEIRA, Aline Finger
FERRO, Ana Paula
SANTOS, Wanderley Dantas dos
FERRARESE FILHO, Osvaldo
Abstract: O ácido ferúlico (FA) interliga os polímeros da parede celular diminuindo a atividade de hidrolases. O FA é um importante intermediário na constituição da biomassa lignocelulósica, a qual é apontada como uma promissora matéria-prima para produção de bioetanol. O FA é produzido pela oxidação do coniferaldeído, numa reação catalisada pela coniferaldeído desidrogenase (CALDH). Este trabalho teve como objetivo testar, in vitro, inibidores da CALDH visando reduzir o conteúdo de FA e aumentar a acessibilidade de hidrolases aos polissacarídeos da parede. Sementes de milho (Zea mays L.) foram germinadas no escuro (72 h, 25ºC), 25 plântulas uniformes foram mantidas em hidroponia por 24 h. Para determinação da atividade enzimática, foram macerados 2 g de raízes frescas em tampão de extração. O homogeneizado foi centrifugado (2.200 ×g, 30 min, 4ºC). As proteínas foram precipitadas por saturação com sulfato de amônio a 70%. A solução foi centrifugada (15 min), e o pellet ressuspendido com tampão de extração foi considerado o extrato enzimático. A reação foi iniciada com a adição de substrato e mantida a 40°C por 10 min. O produto da reação foi analisado a 330 nm por HPLC. Os ensaios enzimáticos foram conduzidos na presença de dissulfeto de tetraetiltiuram, ácido rosmarínico e trans-chalcona, numa concentração similar a do substrato (30 μM). Todos estes compostos inibiram a atividade da enzima em cerca de 20% sugerindo que eles podem, possivelmente, ser usados para reduzir a recalcitrância da parede celular.
Palavras-chave: CALDH
Trans-chalcona
Ácido rosmarínico
Dissulfeto de tetraetiltiuram
Ácido ferúlico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4998
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dyoni_matias_oliveira_3.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)136.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.