EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4945
Tipo: Artigo
Título: O USO DA INDICAÇÃO GEOGRÁFICA PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: O CASO DA CARNE DO PAMPA GAÚCHO
Autor(es): BOECHAT, Andréia Moreira da Fonseca
ALVES, Yony Brugnolo
Abstract: As Indicações Geográficas são uma das formas especiais de proteção aos produtos, que visam destacar suas características, através da identificação dos fatores naturais e humano. Além de proporcionar o desenvolvimento da região. É um tema bastante difundido e discutido na Europa. Porém, no Brasil apenas sete produtos já possuem o selo. Diante da importância do tema, o presente artigo tem como objetivo apresentar as vantagens da utilização do selo de Indicação Geográfica para o desenvolvimento de uma região. Para isto, foi utilizado o caso da Carne do Pampa Gaúcho, que recebeu o selo de IG em 2006, no qual foi concluído que houve desenvolvimento da região do Pampa Gaúcho, principalmente em relação à preservação ambiental.
Palavras-chave: Carne bovina
Desenvolvimento regional
Indicação geográfica
Pampa Gaúcho
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4945
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
andreia_moreira_da_fonseca_boechat.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)110.86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.