EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4866
Tipo: Artigo
Título: A PRESENÇA DO LÚDICO NO LIVRO DIDÁTICO DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): FERNANDES, Roberta
MARTINS, Talita Busulini
VILELA, Vera Lúcia Delmônico
Abstract: Com as mudanças aceleradas da sociedade em que vivemos, somos levados a adquirir novos desafios em nossas rotinas, uma forma é a utilização de brincadeiras e jogos no processo pedagógico que faz despertar o gosto pela vida e levar as crianças a enfrentarem os desafios que aparecer com mais estimulo. O lúdico possibilita o estudo das relações das crianças com o mundo externo, integrando estudos específicos sobre a importância do lúdico na formação da personalidade, do bem estar, assim, em consequência uma educação mais produtiva. Percebendo a necessidade de mudanças no âmbito educacional, entende-se por jogos lúdicos, toda e qualquer atividade que impõe desafios, seja, um jogo com as palavras, através de uma conversa, de uma pergunta, de um olhar, desde que o outro esteja estimulado. Assim o objetivo desse trabalho é mostrar a importância dos jogos lúdicos na aprendizagem de um aluno.Estão sendo realizadas pesquisas mostrando o quanto o lúdico pode ser um instrumento indispensável na aprendizagem, e favorável na evolução das crianças. A pesquisa será desenvolvida através do método qualitativo, que permite o investigador aumentar sua experiência em torno de determinado problema, e uma revisão bibliográfica por ter a necessidade de fazer uma análise crítica, através de publicações nessa determinada área de conhecimento. Será correlacionado a analise de dois livros didáticos de 6º ano com o intuito de verificar se os jogos fazem um papel importante no ensino da aprendizagem. Através desta analises serão averiguados aspectos sobre o aproveitamento do livro didático, os conteúdo aplicado e de que forma são aplicados, com o objetivo de analisar se há presença de atividades lúdicas perante aos temas desenvolvidos em sala de aula, sobre a receptividade da metodologia utilizada
Palavras-chave: Ensino fundamental
Educação
Jogos lúdicos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4866
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
roberta_fernandes.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)76.32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.