Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4866
Tipo: | Artigo |
Título: | A PRESENÇA DO LÚDICO NO LIVRO DIDÁTICO DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Autor(es): | FERNANDES, Roberta MARTINS, Talita Busulini VILELA, Vera Lúcia Delmônico |
Abstract: | Com as mudanças aceleradas da sociedade em que vivemos, somos levados a adquirir novos desafios em nossas rotinas, uma forma é a utilização de brincadeiras e jogos no processo pedagógico que faz despertar o gosto pela vida e levar as crianças a enfrentarem os desafios que aparecer com mais estimulo. O lúdico possibilita o estudo das relações das crianças com o mundo externo, integrando estudos específicos sobre a importância do lúdico na formação da personalidade, do bem estar, assim, em consequência uma educação mais produtiva. Percebendo a necessidade de mudanças no âmbito educacional, entende-se por jogos lúdicos, toda e qualquer atividade que impõe desafios, seja, um jogo com as palavras, através de uma conversa, de uma pergunta, de um olhar, desde que o outro esteja estimulado. Assim o objetivo desse trabalho é mostrar a importância dos jogos lúdicos na aprendizagem de um aluno.Estão sendo realizadas pesquisas mostrando o quanto o lúdico pode ser um instrumento indispensável na aprendizagem, e favorável na evolução das crianças. A pesquisa será desenvolvida através do método qualitativo, que permite o investigador aumentar sua experiência em torno de determinado problema, e uma revisão bibliográfica por ter a necessidade de fazer uma análise crítica, através de publicações nessa determinada área de conhecimento. Será correlacionado a analise de dois livros didáticos de 6º ano com o intuito de verificar se os jogos fazem um papel importante no ensino da aprendizagem. Através desta analises serão averiguados aspectos sobre o aproveitamento do livro didático, os conteúdo aplicado e de que forma são aplicados, com o objetivo de analisar se há presença de atividades lúdicas perante aos temas desenvolvidos em sala de aula, sobre a receptividade da metodologia utilizada |
Palavras-chave: | Ensino fundamental Educação Jogos lúdicos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4866 |
Data do documento: | 25-Out-2011 |
Aparece nas coleções: | VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
roberta_fernandes.pdf | Trabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011) | 76.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.