01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC AGRONOMIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4632
Tipo: TCC
Título: LEVANTAMENTO, DIAGNÓSTICO E PLANEJAMENTO DO SÍTIO SANTO ANTÔNIO NO MUNICÍPIO DE OURIZONA - PR MARINGÁ 2019
Autor(es): MOSSATTO, Diego Felipe
Primeiro Orientador: OLIVEIRA, Jussara Ricardo de
Abstract: Na agricultura brasileira atual, o maior desafio é produzir alimentos de maneira sustentável, sem afetar os biomas, prevalecendo sempre a conservação dos recursos naturais. O trabalho foi realizado no município de Ourizona-PR, no Sítio Santo Antônio, com objetivo de colocar em prática a vivência das atividades profissionais de um Engenheiro Agrônomo, abrangendo as atividades rurais como um todo, quanto ao meio econômico, social, ambiental, técnico e político de uma empresa rural. O trabalho foi dividido em três etapas: levantamento, diagnóstico e planejamento. A primeira etapa consistiu no levantamento detalhado dos dados da propriedade, levando em conta sua infraestrutura, sistema de produção e suas potencialidades, expondo todos os fatores, elementos e a forma com que o produtor a conduz. Na segunda etapa do trabalho, foi realizado o diagnóstico da propriedade, onde foram indicados os pontos positivos e negativos e as oportunidades de melhoria na propriedade. Por fim, na terceira etapa, foi realizado o planejamento, propondo alternativas viáveis ao produtor, com estratégias para potencializar e maximizar os lucros da propriedade, buscando alcançar uma produção sustentável que ofereça boa rentabilidade. As propostas de melhorias abordam desde práticas simples, como o uso de EPIs, até atividades mais estruturadas, como o manejo integrado de pragas, que visa o uso racional dos defensivos agrícolas, e o controle eficiente dos agentes que afetam o desenvolvimento das culturas. A oportunidade de realização deste trabalho foi relevante pelo fato de se praticar todo o conhecimento, unindo as teorias disponibilizados durante o curso de Agronomia com a realidade de uma propriedade rural, que contribuiu de forma significativa no aprendizado ao profissional da área agronômica, e demonstrou ao produtor a importância de fornecer orientações que possa otimizar a sua empresa rural, e com isso obter melhorias técnicas para uma execução mais eficaz de suas atividades.
Palavras-chave: Produção sustentável
Rentabilidade
Manejo integrado de pragas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4632
Data do documento: 6-Dez-2019
Aparece nas coleções:AGRONOMIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIEGO FELIPE MOSSATTO.pdfTrabalho de conclusão de curso de graduação apresentado ao Centro de Ciências Exatas, Tecnológicas e Agrárias da UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Agronomia, sob a orientação do Profa. Dra. Jussara Ricardo de Oliveira2.94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.