EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4539
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DA PRESSÃO ARTERIAL ATRAVÉS DA ATIVIDADE FÍSICA DE ACORDO COM O RITMO BIOLÓGICO EM USUÁRIOS DAS ACADEMIAS DA TERCEIRA IDADE COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA
Autor(es): PEREIRA, Patricia Almeida
COSTA, Andiárie Nogueira
FERREIRA, Elenice Gomes
Abstract: Na cidade de Maringá, no Paraná, foram instaladas academias da terceira idade(ATI’s)que tem como objetivo estimular a atividade física,melhorando a qualidade de vida dos idosos. Hoje é sabido que a atividade física traz grandes benefícios, contudo, o risco de aumentar a pressão arterial (PA) durante o exercício não supervisionado em indivíduos propensos a doenças cardiovasculares, é alto. Estudos apontam que a atividade física quando realizada de acordo com o ritmo biológico pode trazer melhoras no tratamento da hipertensão, e diminuir o risco de óbitos. Objetivo: Avaliar a alteração da pressão arterial através da atividade física nos usuários das ATI’s em horários de maior e menor incidência de óbitos por doenças cardiovasculares de acordo com o ritmo biológico. Métodos: O objetivo do estudo foi avaliar 60 pacientes hipertensos, com 50 anos ou mais, de ambos os gêneros. A avaliação foi realizada em dois dias sendo o primeiro dia durante a manhã, onde foi realizado aferição da PA pré e pós exercício sem intervenção dos pesquisadores, coleta das variáveis antropométricas e entregue o questionário Minichal-Brasil. O segundo dia foi no final da tarde, onde foi apenas aferida a PA pré e pós exercício físico. Resultados parciais:O comportamento da PA apresentou alternâncias após a prática de exercícios, ocorrendo aumento da PAsistólica, e em alguns casos houve também o aumento da PA diastólica nos dois turnos, porém, de acordo com o relógio biológico dos avaliados, foi possível observar que não houve alteração significativa entre os horários avaliados.
Palavras-chave: Hipertensão arterial
Exercício físico
Relógio biológico
Qualidade de vida
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4539
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andiarie_Nogueira_Costa.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)281.43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.