EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4372
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DE DIFERENTES MÉTODOS DE EXTRAÇÃO LIPÍDICA SOBRE A COMPOSIÇÃO DO ÁCIDO GRAXO α - LINOLÊNICO EM SEMENTES DE Perilla frutescens (L.)
Autor(es): SILVA, Claudia Marques da
ZANQUI, Ana Beatriz
SOUZA, Aloísio Henrique Pereira de
GOHARA, Aline Kirie
CARDOZO FILHO, Lúcio
MATSUSHITA, Makoto
Abstract: Foram desenvolvidos estudos comparativos entre três diferentes métodos de extração lipídica e avaliados em relação a composição do ácido graxo 18:3n-3 na semente de Perilla frutencens (L.). As extrações de lipídios foram realizadas de acordo com métodos de Soxhlet, prensagem e fluido subcrítico. Os resultados mostram que houve diferença significativa (p<0,05), no teor do ácido graxo ômega-3 entre os métodos de extração. A menor concentração do ácido graxo da série ômega-3 foi observado no método de Soxhlet, e as maiores concentrações foram verificadas entre os método do fluido subcrítico e prensagem mecânica.
Palavras-chave: Ácidos graxos
Métodos de extração
Ômega - 3
Perilla frutescens (L.)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4372
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Claudia_Marques_da_Silva_03.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)423.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.