Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/402
Tipo: | Artigo |
Título: | Diretrizes arquitetônicas do espaço escolar ideal para Instituição APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais |
Autor(es): | VALÉRIO, Catharina Simone |
Primeiro Orientador: | MENEZES JUNIOR,Cássio Tavares de |
Resumo: | Considera-se de grande importância a inclusão das pessoas com deficiência para uma sociedade mais justa e igualitária. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, conhecida como APAE, tem por finalidade defender seus direitos, promovendo saúde e educação. A instituição abrange diferentes etapas e modalidades de ensino, como: educação infantil, ensino fundamental, educação profissionalizante e também habilitação/reabilitação da pessoa com deficiência. Esta instituição requer espaços adequados e acessíveis para um bom funcionamento, atendendo a todas necessidades e especificidades de seu público alvo além de adequar-se a quaisquer exigências pedagógicas. Analisamos a escola como âmbito sociocultural, onde a estrutura física influencia no comportamento humano e na educação. Assim, surgem as diretrizes arquitetônicas, pois, quando o ambiente de ensino é planejado e acessível, possibilita uma aprendizagem prazerosa e de qualidade, criando possibilidades, relacionando os indivíduos, dando-lhes autonomia para viver o espaço. |
Abstract: | The inclusion of people with disabilities in a more just and equal society is of great importance. The Association of Parents and Friends of the Exceptional, known as APAE, aims to defend their rights, promoting health and education. The institution covers different stages and modalities of teaching, such as: infant education, elementary education, vocational education and also habilitation / rehabilitation of the disabled person. This institution requires adequate and accessible spaces for a good functioning, attending to all the needs and specificities of its target public, in addition to adapting to any pedagogical requirements. We analyze the school as a sociocultural context, where the physical structure influences human behavior and education. Thus, the architectural guidelines arise, because when the teaching environment is planned and accessible, it enables a pleasant and quality learning, creating possibilities, relating individuals, giving them autonomy to live the space. |
Palavras-chave: | Inclusão Educação Arquitetura |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/402 |
Data do documento: | 1-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | ARQUITETURA E URBANISMO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CATHARINA SIMONE VALÉRIO.pdf | 23.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.