01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ARQUITETURA E URBANISMO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/402
Tipo: Artigo
Título: Diretrizes arquitetônicas do espaço escolar ideal para Instituição APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
Autor(es): VALÉRIO, Catharina Simone
Primeiro Orientador: MENEZES JUNIOR,Cássio Tavares de
Abstract: Considera-se de grande importância a inclusão das pessoas com deficiência para uma sociedade mais justa e igualitária. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, conhecida como APAE, tem por finalidade defender seus direitos, promovendo saúde e educação. A instituição abrange diferentes etapas e modalidades de ensino, como: educação infantil, ensino fundamental, educação profissionalizante e também habilitação/reabilitação da pessoa com deficiência. Esta instituição requer espaços adequados e acessíveis para um bom funcionamento, atendendo a todas necessidades e especificidades de seu público alvo além de adequar-se a quaisquer exigências pedagógicas. Analisamos a escola como âmbito sociocultural, onde a estrutura física influencia no comportamento humano e na educação. Assim, surgem as diretrizes arquitetônicas, pois, quando o ambiente de ensino é planejado e acessível, possibilita uma aprendizagem prazerosa e de qualidade, criando possibilidades, relacionando os indivíduos, dando-lhes autonomia para viver o espaço.
Palavras-chave: Inclusão
Educação
Arquitetura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/402
Data do documento: 1-Dez-2017
Aparece nas coleções:ARQUITETURA E URBANISMO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CATHARINA SIMONE VALÉRIO.pdfpdf23.36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.