EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3796
Tipo: Artigo
Título: SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: EXISTÊNCIA E ATUAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE EM ESCOLAS ESTADUAIS DE BOA VISTA-RR
Autor(es): SANTOS, David Gadelha
OLIVEIRA, Hudson do Vale de
Abstract: O setor pedagógico, em uma instituição de ensino, possui papel bastante significativo, configurando-se como um aspecto essencial para a garantia do êxito e da permanência dos alunos. Tais elementos (êxito e permanência) são possíveis especialmente pela realização de uma adequada intervenção pedagógica que denote, aos alunos, uma preocupação da instituição com eles. Nesse sentido, surgiu o seguinte questionamento: as escolas estaduais da capital do Estado de Roraima, Boa Vista, possuem supervisor/gestor pedagógico? Assim, para responder a esse questionamento, buscou-se desenvolver uma pesquisa que teve como objetivo geral “analisar a supervisão pedagógica na atuação da prática docente em escolas estaduais de Boa Vista-RR”. A pesquisa é considerada descritiva, de campo, aplicada e de natureza qualitativa e quantitativa. Foram elaboradas entrevistas semiestruturadas, com perguntas abertas e fechadas, para aplicar aos docentes das escolas estaduais. Perguntas como: “Para você, quanto à relação da supervisão pedagógica e do docente, qual é a intrínseca função deste profissional?” foram realizadas. Ao todo foram realizadas entrevistas em cinco escolas estaduais, considerando, neste caso, as escolas estaduais mais próximas ao Campus Boa Vista Zona Oeste. Os dados coletados forneceram um panorama acerca da atuação do pedagogo ou supervisor pedagógico nas escolas estaduais participantes do estudo. Foi possível, especificamente, a) identificar se as escolas estaduais, participantes da pesquisa, possuem supervisor pedagógico; b) nos casos em que há supervisor pedagógico, analisar como se dá a atuação deste frente às demandas apresentadas pelos docentes; e c) identificar e analisar o que os docentes esperam da atuação do supervisor pedagógico.
Palavras-chave: Aprendizagem
Ensino
Pedagogo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3796
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Hudson do Vale de Oliveira.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)180.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.