EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, David Gadelha-
dc.creatorOLIVEIRA, Hudson do Vale de-
dc.date.accessioned2020-01-06T12:40:24Z-
dc.date.available2020-01-06T12:40:24Z-
dc.date.issued2019-10-29-
dc.identifier.isbn978-85-459-1960-5-
dc.identifier.issn2594-4991-
dc.identifier.urihttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3796-
dc.description.abstractO setor pedagógico, em uma instituição de ensino, possui papel bastante significativo, configurando-se como um aspecto essencial para a garantia do êxito e da permanência dos alunos. Tais elementos (êxito e permanência) são possíveis especialmente pela realização de uma adequada intervenção pedagógica que denote, aos alunos, uma preocupação da instituição com eles. Nesse sentido, surgiu o seguinte questionamento: as escolas estaduais da capital do Estado de Roraima, Boa Vista, possuem supervisor/gestor pedagógico? Assim, para responder a esse questionamento, buscou-se desenvolver uma pesquisa que teve como objetivo geral “analisar a supervisão pedagógica na atuação da prática docente em escolas estaduais de Boa Vista-RR”. A pesquisa é considerada descritiva, de campo, aplicada e de natureza qualitativa e quantitativa. Foram elaboradas entrevistas semiestruturadas, com perguntas abertas e fechadas, para aplicar aos docentes das escolas estaduais. Perguntas como: “Para você, quanto à relação da supervisão pedagógica e do docente, qual é a intrínseca função deste profissional?” foram realizadas. Ao todo foram realizadas entrevistas em cinco escolas estaduais, considerando, neste caso, as escolas estaduais mais próximas ao Campus Boa Vista Zona Oeste. Os dados coletados forneceram um panorama acerca da atuação do pedagogo ou supervisor pedagógico nas escolas estaduais participantes do estudo. Foi possível, especificamente, a) identificar se as escolas estaduais, participantes da pesquisa, possuem supervisor pedagógico; b) nos casos em que há supervisor pedagógico, analisar como se dá a atuação deste frente às demandas apresentadas pelos docentes; e c) identificar e analisar o que os docentes esperam da atuação do supervisor pedagógico.pt_BR
dc.languagepor-
dc.publisherUNIVERSIDADE CESUMARpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPedagogopt_BR
dc.titleSUPERVISÃO PEDAGÓGICA: EXISTÊNCIA E ATUAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE EM ESCOLAS ESTADUAIS DE BOA VISTA-RRpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.initialsUNICESUMAR-
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